Qualidade de vida da mulher é tema de palestra do Projeto Fênix nas escolas estaduais

A palestra foi ministrada pelo guarda municipal, bacharel em Direito, Alan Carlos Goulart

O “Projeto Fênix -Transformando Vidas”, idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa, Andréa Souza, promoveu mais uma palestra nesta quinta-feira (30). Com foco em prevenção, o tema “Feminicídio, violência contra mulher e as leis que a protegem”, atraiu cerca de 30 jovens com idades entre 15 e 17 anos e professores da Escola Estadual Joaquim Rodrigues Azenha, no Jardim São Manoel.

A palestra foi ministrada pelo guarda municipal, bacharel em Direito, Alan Carlos Goulart, que trouxe para sala de aula um assunto atual e crescente nos dias de hoje, a violência contra a mulher. “Aproveitei a oportunidade para falar um pouco sobre a Lei Maria da Penha, o que mudou depois da vigência dela, as medidas protetivas de urgência, como funcionam e como solicitá-las, como agir em caso de violência doméstica e quais as penalidades do descumprimento da medida protetiva. Com essas informações, preparamos o jovem para se posicionar diante de uma agressão dentro ou fora de casa”, comentou Goulart.

Para a idealizadora do Fênix, Andréa Souza, este tema é um incentivo ao jovem a não se calar diante de uma ação violenta. “Entendendo melhor o assunto fica mais fácil identificar uma agressão, um abuso ou até uma violência psicológica e se proteger. Vejo que através da informação podemos evitar o aumento do feminicídio, pois o jovem vai saber reconhecer uma situação antes de acontecer o pior e se prevenir”, acredita Andréa.

O tema será abordado também na Escola Estadual Professora Silvânia Aparecida Santos, nos próximos dias 3 e 11 de junho, para turmas da noite. Nos dias 13 e 25 de junho, a palestra será realizada para as turmas da Escola Estadual Alexandre Bassora, no período da manhã.

O Projeto Fênix conta também com oficinas de artesanato, coral, fanfarra, grafite e artes marciais. A iniciativa é resultado de uma parceria com diversas secretarias municipais, empresas e um grupo de 50 voluntários. Consiste em oferecer diversas atividades de esportes, artes, lazer, cultura e saúde mental para prevenção e reabilitação a diversas situações, funcionando como uma rede de apoio, através de diversas ações, aos pais, professores e adolescentes novaodessenses matriculados nas escolas estaduais do município.