in

Qualidade de combustíveis em postos motiva requerimento em Nova Odessa

Esta semana o parlamentar teve aprovado documento no qual pede informações da Prefeitura

Foto: Marcelo Camargo|Agência Brasil

A fiscalização sobre a qualidade dos combustíveis comercializados em postos de Nova Odessa é motivo de requerimento do vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB). Esta semana o parlamentar teve aprovado documento no qual pede informações da Prefeitura a respeito da lei que dispõe sobre a cassação de alvará de funcionamento dos estabelecimentos onde ocorram casos de adulteração.

O vereador cita que no ano de 2005, após um trabalho de fiscalização realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), houve a autuação de 34 postos revendedores da região, incluindo um em Nova Odessa. Tiãozinho lembra que na época a Câmara aprovou projeto que deu origem à Lei Municipal 2.114, de 15 de dezembro de 2005.

A legislação prevê cassar o alvará ao posto que “adquira, distribua, transporte, estoque ou revenda derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico, hidrato carburante e demais combustíveis líquidos”, em desconformidade com as especificações do órgão regulador competente. A norma estabelece ainda que os responsáveis fiquem proibidos de obter novo alvará pelo período de cinco anos.

Tiãozinho quer saber da fiscalização nos postos de combustíveis e a qualidade dos produtos comercializados à população. “O questionamento é devido a algumas reclamações de pessoas, que uma vez ou outra se sentem prejudicadas por postos de combustíveis”, justifica o vereador. A lei que estabelece a cassação de alvará é de autoria do vereador Ângelo Roberto Réstio, o Nenê Réstio (MDB).

TOCOS DE CALÇADAS

A Prefeitura de Nova Odessa realizou este mês a retirada de tocos de árvores que estavam em calçadas da região central da cidade. Foram removidos 11 tocos e agora é feita a manutenção das calçadas. O vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), tem solicitado o serviço nos últimos anos e parabenizou a Administração Municipal, solicitando que o trabalho se estenda a mais bairros.

O requerimento mais recente do vereador, de setembro do ano passado, pede informações sobre a retirada dos tocos de árvores existentes em toda a cidade e o replantio de nova espécie no local, adequada ao tipo de calçamento. “É uma ideia antiga nossa, porque o pessoal corta a árvore e depois vai ficando o toco, que atrapalha a passagem das pessoas”, explica Poneis.

O vereador está elaborando uma moção de congratulações à Prefeitura, devido ao serviço realizado pela Diretoria de Serviços Urbanos. O secretário de Obras, Projetos e Planejamento, Elvis Ricardo Mauricio Garcia (o Pelé), acompanhou o trabalho e confirmou que o serviço será levado para outras regiões da cidade. “É um trabalho simples, mas que faz diferença no dia a dia do cidadão”, completa Poneis.