in

Protesto e confusão com polícia marcam a passagem de ministro por Nova Odessa

Líderes de entidades estudantis se reuniram para fazer ato contra Milton Ribeiro e foram retirados pela Polícia Militar do Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, onde aconteceu o evento

protesto-e-confusao-com-policia-marcam-a-passagem-de-ministro-por-nova-odessa-jno

protesto-e-confusao-com-policia-marcam-a-passagem-de-ministro-por-nova-odessa-jnoA passagem do ministro da Educação, Milton Ribeiro, por Nova Odessa foi marcada por protesto e confusão entre líderes estudantis com a Polícia Militar e Guarda Municipal. Com cartazes, bandeiras e megafone, os estudantes pediam mais oportunidades nas universidades e garantia de acesso à internet para alunos de baixa renda que tiveram o ensino prejudicado durante a pandemia. Durante o ato, o grupo também protestou contra as recentes declarações do ministro. Ribeiro afirmou, em recente entrevista, que “alunos com deficiência atrapalham” e que “a universidade deveria ser para poucos”.

O encontro ocorreu no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, onde normalmente é feita a vacinação contra a Covid-19 no município. Excepcionalmente, neste sábado, a imunização foi suspensa. Os representantes das organizações estudantis – como a UNE (União Nacional de Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e ANPG (Associação Nacional de Pós -Graduandos) – protestavam do lado de fora do ginásio, mas, em certo momento, conseguiram acesso a uma porta lateral e pediam para serem ouvidos pelo ministro, quando foram retirados do local por policiais militares e guardas municipais.

“Nós gostaríamos muito que ele estivesse nos recebendo no prédio do Ministério da Educação para uma reunião. Somos estudantes, não somos lixo, não somos ameaça. Mas ele nega a nos receber, então nós estamos aqui pra ver se ele passa a escutar os estudantes”, afirmou Rozana Barroso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

“Acabamos de sermos agredidos num evento do MEC com a presença do ministro Milton Ribeiro em Nova Odessa. É assim que os estudantes são tratados pelo MEC de Milton Ribeiro e de Bolsonaro”, denunciou a mesma entidade, nas redes sociais. A Polícia Militar negou qualquer tipo de agressão.

EVENTO

Denominado pelo MEC (Ministério da Educação) como “Melhorias na Educação”, o atendimento dos prefeitos contou com dirigentes e técnicos tanto do ministério quanto do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para tirar dúvidas sobre convênios e programas federais, políticas públicas voltadas para a área da Educação e critérios de prestação de contas.