Projeto Fênix retoma oficinas de educação socioemocional em escolas de Nova Odessa

Nas oficinas, os alunos são estimulados ao autoconhecimento e controle das emoções

O Projeto Fênix, idealizado pela primeira-dama Andréa Souza, retomou nesta quarta-feira (4) as oficinas de educação socioemocional nas escolas estaduais de Nova Odessa. No segundo ano do projeto na cidade, as seis escolas do município administradas pelo Governo do Estado contarão com as oficinas, ministradas pela coach Priscila Paiva.

“Hoje, iniciamos as oficinas nas escolas Dorti [Dorti Zambello Calil, no Jardim Bela Vista] e Joaquim [Joaquim Rodrigues Azenha, no São Manoel]. Até o final da próxima semana, nos reuniremos com alunos das outras quatro”, afirmou Priscila, que é pós-graduada em neuropsicopedagogia e atua no Projeto Fênix desde o ano passado.

Nas oficinas, os alunos são estimulados ao autoconhecimento e controle das emoções. “Trabalhamos para que eles compreendam seus sentimentos e consigam ter novas atitudes perante os desafios, elevando autoestima, autorresponsabilidade e harmonia na convivência com os colegas da escola e familiares”, explicou a especialista, que agradeceu à primeira-dama por fazer parte da iniciativa.

De acordo com a professora Priscila Paiva, cada escola participante terá um grupo de 15 anos na oficina. As escolas ainda contarão com palestras para pais e orientações para professores, além de outras atividades do projeto, como suporte com psicanalistas.

As oficinas de educação socioemocional têm mudado a vida de adolescentes matriculados em escolas estaduais da cidade. Durante os encontros, os estudantes expõem problemas sem se identificar e contam com a ajuda da professora e dos colegas para resolvê-los. “Por meio das dinâmicas, eles descobrem que não são os únicos com problemas e que, com ajuda, podem encontrar soluções”, comentou Priscila.

A primeira-dama Andréa Souza desejou mais um ano de descobertas para os alunos das oficinas. “A educação socioemocional é uma ferramenta extraordinária para auxiliar os jovens na busca de equilíbrio e respostas para questionamentos absolutamente normais nessa fase da vida. Ela é um instrumento capaz de transformar vidas”, avaliou Andréa.

‘TRANSFORMANDO VIDAS’

O Projeto Fênix foi lançado em março de 2019 por Andréa Souza, com objetivo de auxiliar professores e alunos de escolas estaduais a lidarem com dilemas e problemas que surgem na adolescência. Além de educação socioemocional, o projeto oferece oficinas de nutrição, grafite e desenho, orientação para professores, aulas de empreendedorismo, coral, jiu-jitsu para sócios do Clube da Melhor Idade, judô, capoeira e palestras sobre diversos assuntos ligados ao universo juvenil, como feminicídio, prevenção às drogas e gravidez na adolescência.

Além de Dorti e Joaquim, também fazem parte do projeto as escolas João Thienne (Centro), Silvânia Aparecida Santos (Jardim Santa Luiza II), Geraldo de Oliveira (Monte das Oliveiras) e Alexandre Bassora (Planalto).