Projeto Fênix realiza palestra sobre depressão na ‘Escola da Família’

A palestra com o tema “Depressão na Adolescência”, ministrada pela psicóloga e voluntária, Pâmela Peterlevitz

O “Projeto Fênix -Transformando Vidas”, idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa, Andréa Souza, promoveu mais uma ação. No sábado (11), o projeto levou para a Escola da Família – promovido pelo governo estadual -, a palestra com o tema “Depressão na Adolescência”, ministrada pela psicóloga e voluntária, Pâmela Peterlevitz.

A palestra aconteceu na escola estadual Professora Dorti Zambello Callil e foi direcionada aos pais dos adolescentes, que puderam receber informações importantes sobre a depressão, que já é conhecida como um grande mal do século. “Infelizmente, ela tem sido especialmente perigosa para os jovens e vem levando muitos ao suicídio”, destacou Pâmela.

Atualmente, o suicídio é a terceira principal causa de morte dos jovens no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Mais assustador que isso é saber que cerca de 70% destes jovens estavam clinicamente deprimidos. “É fundamental levar este tema para as escolas e os pais. Durante a palestra, alguns puderam notar que fatos e acontecimentos de dentro de casa podem revelar se o filho está apresentando sinais da doença. Enxergar o problema não é fácil, mas o diagnóstico precoce e o apoio da família vão ajudar muito este jovem encontrar a cura”, comentou a primeira-dama.

No próximo sábado (18), o tema será levado para a Escola Estadual Geraldo de Oliveira, no Jardim Monte das Oliveiras, onde acontece mais uma ação “Escola da Família”. “Deixo aqui o meu convite para os pais dos alunos da escola Geraldo a se programarem e assistirem esta palestra. Vamos juntos nesta luta contra a depressão dos nossos jovens”, convidou Andréa Souza.

O Projeto Fênix é resultado de uma parceria com diversas secretarias municipais, iniciativa privada e um grupo de 50 voluntários. Consiste em oferecer diversas atividades de esportes, artes, lazer, cultura e saúde mental para prevenção e reabilitação a problemas como depressão, medos, traumas e uso de drogas lícitas e ilícitas, funcionando como uma rede de apoio, através de diversas ações, aos pais, professores e adolescentes novaodessenses matriculados nas escolas estaduais do município.