in

Projeto Fênix: aulas de jiu-jitsu têm início no Clube da Melhor Idade

Para frequentar a atividade, é preciso ser aluno de uma das seis escolas estaduais de Nova Odessa

Graças à parceria entre o “Projeto Fênix, Transformando Vidas” e o professor Rodrigo “Cabeção”, começaram na manhã do sábado (6) as aulas gratuitas de jiu-jitsu no Clube da Melhor Idade, em Nova Odessa. Cerca de 30 alunos já estão participando. Para frequentar a atividade, é preciso ser aluno de uma das seis escolas estaduais de Nova Odessa e se inscrever na própria secretaria da unidade onde estuda.

Rodrigo “Cabeção” é guarda municipal e proprietário e professor da Academia Atos LBJJ, que ensina jiu-jitsu na cidade há mais de 10 anos. “Quando recebi o convite para integrar o Projeto Fênix fiquei muito honrado. Ajudar a uma causa como esta é um privilégio”, disse ele. O professor ressalta que o jiu jitsu, assim como qualquer outra luta ou esporte, traz inúmeros benefícios para o corpo e mente. “É ótima arte marcial e um dos seus benefícios é o desenvolvimento da defesa pessoal, principalmente para mulheres, já que usa mais técnica do que força”, destacou.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, que é idealizadora do Projeto Fênix, participou da aula inaugural para receber os alunos e pais presentes. “Com um olhar para as necessidades dos nossos adolescentes de hoje entendemos que a prática do jiu-jitsu também vai ajudar a diminuir o estresse e aumentar o bem-estar ao mesmo tempo em que desenvolve o caráter. A capacidade de se superar, de pensar sobre pressão, de respeitar o próximo e ter persistência para conquistar a vitória é muito importante para a vida. Por isso, eu espero que todos vocês aproveitem muito essa oportunidade”, disse ela.

PROJETO. O “Projeto Fênix, Transformando Vidas” é idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa, Andréa Souza, em parceria com diversas secretarias municipais e a iniciativa privada, totalizando um grupo de aproximadamente 50 voluntários. Inédito no Estado de São Paulo, o projeto consiste em oferecer atividades de esportes, artes, lazer, cultura e saúde mental para prevenção e reabilitação a problemas como depressão, medos, traumas e uso de drogas lícitas e ilícitas, funcionando como uma rede de apoio, através de diversas ações, aos pais, professores e adolescentes novaodessenses matriculados nas escolas estaduais do município.