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Projeto de educação especial de Nova Odessa é reconhecido pelo Instituto Rodrigo Mendes

Uma das classes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Salime Abdo, no Jardim Alvorada, foi o centro das atenções nesta sexta-feira. É que uma equipe de cinegrafistas esteve no local para captar o dia a dia das crianças em sala de aula e fazer entrevistas com a comunidade escolar. Isso porque, dentre 17 projetos inscritos e cinco finalistas, Nova Odessa foi a cidade escolhida para mostrar sua atuação na educação especial, graças ao modelo implantado pela Secretaria de Educação, com apoio do programa de formação “Diversa”, do Instituto Rodrigo Mendes, referencial no assunto. O trabalho será transformado em um filme institucional, com objetivo de recomendar e incentivar as boas práticas na educação especial.
O “Diversa” é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, em parceria com o Ministério da Educação e diferentes organizações. O objetivo é apoiar redes de ensino no atendimento de estudantes com deficiência em escolas comuns. Para participar do programa de educação continuada oferecido pelo Diversa, como porta de entrada para Nova Odessa, a Secretaria fez o estudo de caso de um aluno autista da escola Salime com resultados “significantes”, segundo a diretora de Normas Pedagógicas, Érika Sanches. No processo, foram feitos 10 encontros presenciais em São Paulo com a equipe de apoiadores do Instituto e Diversa, além de muitas avaliações, reuniões e relatórios.
De acordo com o projeto, a alternativa encontrada para a educação especial está na construção de uma rede de atendimento com diversos parceiros. “É preciso o apoio da Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar, Ministério Público e outros apoiadores, para que o projeto seja consistente o suficiente. Ninguém faz nada sozinho”, avaliou a diretora.
Nova Odessa conta hoje com 70 alunos especiais na rede municipal. São seis classes com professores e auxiliares. A psicanalista Patrícia de Brito, que atua no Diversa, explica que a educação deve ser global, para todos e contemplar todos os diferentes. “O desafio é gigantesco, mas Nova Odessa foi a que mais demonstrou a capacidade de atuar nessas condições”, contou.
A diretora do Instituto Rodrigo Mendes Liliana Garcez classificou o trabalho da Secretaria de Educação como “luz” para as situações desafiadoras. “O estudo de caso que vocês fizeram nos fez chorar e rir. O aluno que protagonizou nossos encontros nos fez pensar com ele, para ele e para além dele. E vocês foram o único grupo que encontrou uma solução baseada em rede”.
A secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo estava emocionada. “Nós partimos quase que do zero, aprendemos na prática e hoje estamos sendo reconhecidos em pouco mais de um ano e meio. Eu estou bem orgulhosa do que fizemos. O ‘Diversa’ chegou em um momento de definição de rumos e nos deu a sustentação necessária para estruturar a educação especial. Estamos percorrendo esse caminho com dignidade e vamos continuar ampliando”, disse.
A equipe da Secretaria de Educação que atua no projeto em parceria com o Diversa é composta por oito pessoas. Além da diretora de normas pedagógicas, também participam o coordenador Adelino Nery da Silva; a psicopedagoga Sandra De Nadai e as professoras Andréa Brino, Susineide Xavier, Regina Gomes, Ana Lúcia Lourenço e Rosângela Zuculin.
O Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve programas de educação inclusiva desde 1994. Ao longo de sua história, se aproximou da realidade das escolas públicas brasileiras e iniciou um programa de formação continuada, desenvolvido em parceria com secretarias de educação.