in

Projeto Cinesolar leva a magia do cinema a Sumaré

Tudo funciona a partir de uma van e exibe vários curtas e o longa “Colegas”

O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante, que exibe filmes a partir da energia solar, estará nesta quarta-feira, dia 21 de junho, no Sesi da cidade de Sumaré, no bairro jardim Nova Veneza. Este ano, o Circuito CPFL de Arte e Cultura fará sessões de cinema em 60 cidades dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Ceará. A programação começa às 18h, com curtas-metragens da “11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos”, que acontece em todas as capitais brasileiras. Às 19h, começa o filme principal: “Colegas”, dirigido por Marcelo Galvão (que também fez o roteiro do filme), que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. A entrada é franca e aberta a todos.
O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas. A equipe do Cinesolar leva até um pipoqueiro, com pipoca gratuita, para que o público tenha uma experiência “total” de ir ao Cinema.
Durante o evento acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.
No período da tarde, das 14h às 17h, acontece, também no Sesi, o Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado, voltado a 30 alunos do Sesi, com idades entre 12 e 17 anos. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina esses jovens produzem um filme curta-metragem, que é exibido à noite, junto com os outros filmes da programação.
O circuito é realizado através do ProAC, com o patrocínio da CPFL Energia e o apoio do Instituto CPFL e da Associação Cultural Simbora. O projeto é uma realização da Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura, e das secretarias da Cultura dos estados citados.