in

Projeto “Amor de Mãe” inicia novo grupo com gestantes

Secretaria de Saúde desenvolve iniciativa do Fundo Social de Solidariedade nas cinco UBSs

Iniciando o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa começou nesta quinta-feira (1º) a edição de 2018 do projeto “Amor de Mãe”, uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade. A iniciativa implantada no ano passado visa ao atendimento especial e humanizado da gravidez, do parto e o puerpério, com reuniões mensais entre gestantes e profissionais da rede pública nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

O projeto foi retomado na UBS 4, do Jardim São Francisco, com palestras do enfermeiro André Roberto de Barros e da estagiária em Psicologia Aldrei Frezza. A ação deve alcançar as 16 grávidas que residem nos bairros de abrangência do Posto de Saúde. “É um projeto que foca principalmente a Atenção Básica, trabalhando a prevenção e o acompanhamento”, destaca o enfermeiro, que coordena a ação.

As grávidas terão dentro das UBSs palestras com profissionais como enfermeiro, médico, psicólogo, nutricionista, dentista e fisioterapeuta. “A ideia é ajudar a tirar dúvidas, levar a maior quantidade possível de informações e orientações a essas mulheres, da gravidez ao aleitamento”, resume André Barros. Ao final do projeto, é prevista a entrega de kits às gestantes, através da iniciativa privada.

O enfermeiro abordou diversos aspectos da gestação e da saúde da mãe e do bebê, inclusive a importância de prioridade do parto natural e o direito a uma pessoa de acompanhante, além da participação do pai no processo todo. Já a profissional de Psicologia falou do âmbito psíquico e emocional. “O meu papel é acolher a ansiedade das gestantes nesse momento especial na vida delas”, explica Aldrei Frezza.

Uma das participantes, Jaqueline Gomes, de 26 anos, mora no São Francisco e está grávida de oito semanas do segundo filho. “Acho bastante interessante essas palestras, porque muita gente precisa, não tem estrutura”, destaca. A jovem Aline Rodrigues de Souza, 17, reside no bairro de Chácaras Recreio Represa e também faz o pré-natal na UBS 4. “Acho boa essa iniciativa. Assim tiro as minhas dúvidas”, diz.

O secretário-interino de Saúde, André Faganello, destaca a Atenção Básica de Nova Odessa. “O projeto dá suporte às gestantes, aproximando a família através do acolhimento humanizado”, cita. “Dessa maneira, é dada a atenção especial que faz toda a diferença no atendimento digno e humanizado. Assim unimos promoção, prevenção e assistência à saúde das usuárias da rede municipal”, completa.

“O projeto pensa no bem-estar da gestante, da criança e da família novaodessense”, reforça a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “É importante esse suporte completo, com todos os profissionais”, conclui. Em cada uma das UBSs está sendo afixado o cronograma com as datas das reuniões mensais do projeto “Amor de Mãe”.