in

Proibido por lei municipal, aplicativo Uber é habilitado em Nova Odessa

Em nota, a empresa esclareceu que o Uber não opera oficialmente na cidade

Embora a empresa não confirme oficialmente, moradores de Nova Odessa já estão utilizando o aplicativo Uber para trajetos dentro do município. No entanto, a liberação do aplicativo promete causar polêmica, já que uma lei sancionada pela Prefeitura de Nova Odessa, em novembro de 2015, proibiu a prestação do serviço de transporte privado de passageiros por meio de aplicativos.
“Não sou contra o Uber, desde que seja regulamentado. Quando adquiri o meu ponto de táxi tive que seguir alguns critérios, gostaria que os concorrentes cumprissem as mesmas regras para que não haja uma concorrência desleal”, explicou o taxista Antonio César.
Já o taxista Tiago Luiz Empk levantou outra questão. “Na atual situação do país, não quero tirar o trabalho de ninguém, mas as placas dos Ubers que circulam em Nova Odessa são de Sumaré, Monte Mor e Campinas, ou seja, são eles que estão tirando o trabalho dos novaodessenses”, lamentou o taxista.
Uma usuária do aplicativo defendeu a permanência do serviço na cidade. “Desde que surgiu o Uber, fiquei torcendo para funcionar aqui em Nova Odessa, sempre utilizei quando estava em Americana, espero que seja legalizado”, opinou Mariana de Oliveira. Já a munícipe Izilda Chaves se mostrou contrária à liberação. “Acho injusto com os taxistas, é claro que os valores dos táxis são altos, mais da metade do que eles ganham são para pagar impostos”, disse a munícipe.

LEI
A legislação que proíbe em Nova Odessa o tipo de transporte proposto pelo Uber, de autoria do então presidente da Câmara, Vladimir Antonio da Fonseca, o Professor Bi (DEM), entrou em vigor em 5 de novembro de 2015.
A vereadora Carol Moura (DEM), através de um projeto de lei, tenta revogar a proibição. O documento, tramita desde junho na Casa de Leis.

FISCALIZAÇÃO
Questionada sobre o assunto, a assessoria de comunicação da Prefeitura esclareceu que, Nova Odessa conta com uma lei que proíbe o transporte remunerado de pessoas em veículos particulares cadastrados através de aplicativos para locais pré-estabelecidos (Lei 2.999 de 05/11/2015). A Secretaria de Assuntos Jurídicos informou que será verificada esta questão de habilitação relatada para que seja garantido o cumprimento da lei.

UBER
Em nota, a assessoria de comunicação do aplicativo Uber enviou o seguinte esclarecimento.”Existe um fluxo muito alto de usuários que transitam de Campinas para outras cidades da região metropolitana, como Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia ou Santa Bárbara. Por isso, os motoristas parceiros que vão para outras cidades deixar algum passageiro podem vir a receber pedidos de viagens de usuários locais, embora a Uber não opere oficialmente nestas cidades”, explicou a nota.
A reportagem do JNO constatou que o aplicativo Uber está ativo em Nova Odessa.