Professores e educadores da rede municipal de Nova Odessa participam de planejamento escolar

As atividades incluem palestras e reuniões envolvendo aproximadamente 500 professores e dirigentes escolares da rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Nova Odessa iniciou na manhã desta quarta-feira (26) o planejamento escolar para 2020. As atividades incluem palestras e reuniões envolvendo aproximadamente 500 professores e dirigentes escolares da rede municipal de ensino.

Segundo a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, os focos dos trabalhos são a preparação dos docentes para o ano letivo e a definição do conteúdo que será trabalhado com os estudantes durante o ano. O planejamento começou nesta quarta, com educadores de creche (alunos de 0 a 3 anos) concentrados no Teatro Municipal ‘Divair Moreira’, no Jardim Alvorada, e professores da educação infantil (4 e 5 anos) e ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental ‘Professora Alvina Maria Adamson’, no São Jorge.

“Para as educadoras de creche, o planejamento termina hoje e as aulas serão retomadas normalmente nesta quinta-feira (27). Já as atividades dos demais professores continuam nos próximos dois dias [quinta e sexta, 28], nas respectivas escolas, e aulas recomeçam na segunda (2)”, afirmou Claudicir Brazilino Picolo.

De acordo com a secretária de Educação novaodessense, são 1,2 mil alunos matriculados nos Cmeis (centros municipais de educação Infantil) e quatro mil distribuídos em Emefs e Emefeis (escolas municipais de ensino fundamental e educação infantil).

Claudicir explica que o planejamento é uma atividade obrigatória prevista no calendário escolar e determinada pelo MEC (Ministério da Educação). “É um momento em que as equipes escolares se preparam para efetivar projetos, atividades e estudos para o desenvolvimento de uma aprendizagem de excelência para os alunos. Nesses dias, professores se organizam, elaboram aulas, atividades, estudam e se aprofundam em relação ao que será desenvolvido durante o ano letivo”, disse a secretária, complementando que todo trabalho – incluindo diretrizes de aprendizagem e capacitação dos professores – está sendo desenvolvido com base no Currículo Paulista e no Currículo Municipal.

Para motivar as educadoras de creche, foi convidado o coach Wagner Baroni, que ministrou palestra com foco no desenvolvimento emocional e melhora do equilíbrio no atendimento a crianças e pais. Já os professores de educação infantil e ensino fundamental assistiram à explanação de Ivanilde Moreira sobre o Currículo Paulista. A professora é graduada em pedagogia, pós-graduada em didática e mestre em linguística aplicada pela Unicamp.