in

Professores da Etec aderem à paralisação

Grevistas reivindicam o fim do arrocho salarial; imediato pagamento do Bônus Resultado e revisão da carreira de todos os colaboradores

professores-da-etec-aderem-a-paralisacao-jno

A maioria dos professores e funcionários administrativos da Etec de Nova Odessa aderiram à greve estadual promovida pelo SINTEPS (Sindicato dos trabalhadores do Centro Paula Souza).

De acordo com a entidade, a paralisação, que teve início na última terça-feira, dia 8, já alcança mais de 128 unidades em todo o estado.

O Centro Paula Souza administra atualmente 228 Escolas Técnicas (Etecs) e 77 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com mais de 316 mil alunos. Além da graduação, o Centro Paula Souza oferece cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e de extensão.

De acordo com o professor João Francisco Favoreto, um dos membros da comissão local, os alunos não serão prejudicados, pois todas as aulas que não forem ministradas nesse período serão repostas para que não haja perda de conteúdo. “Eles também estarão recebendo informações diárias sobre esse importante movimento”, afirmou.

A comissão de greve reivindica quatro itens específicos: o fim do arrocho salarial, proveniente de perdas salariais de vários anos; o imediato pagamento do “Bônus Resultado”, que normalmente era pago no primeiro semestre de cada ano; a revisão da carreira de todos os colaboradores do Centro Paula Souza.

De acordo com o comitê local, o governador Tarcísio de Freitas está propondo a implementação de ensino técnico diretamente na rede estadual, excluindo o Centro Paula Souza, que, por intermédio de suas Etecs e Fatecs, são responsáveis por esta importante modalidade de ensino técnico e tecnológico há mais de 50 anos.

“A possibilidade de uma ‘rede paralela’ de ensino técnico, sem investimentos, sem estrutura laboratorial e sem contratação de professores habilitados, poderá ser um grande golpe de morte para a grande maioria das Etecs”, traz nota encaminhada à redação do JNO.

O professor Favoreto ressaltou sobre a necessidade do atual governo estadual continuar respeitando e valorizando o Centro Paula Souza, como todos os seus antecessores, e que, em contrapartida, nós, professores, seguiremos desenvolvendo o que sempre fizemos: oferecer ensino por meio de uma educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, em todas as nossas Etecs e Fatecs estabelecidas no Estado de São Paulo.