in

Professoras de Nova Odessa obtêm conquistas em torneio de Artes Marciais

As duas voluntárias dão aulas para jovens e trouxeram 1º e 2º lugares da Argentina

As atletas novaodessenses Bianca Nunes de Melo e Franciana de Cássia Padela, voluntárias junto à Secretaria de Esportes para ministrar aulas gratuitas de Muay Thai e Defesa Pessoal, obtiveram expressivos resultados no Campeonato Mundial de Artes Marciais, disputado no mês passado na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Ambas se classificaram para a próxima etapa, que ocorre em setembro.

A competição ocorreu nos dias 12 e 13 de maio, com a atleta Franciana se sagrando campeã na disputa de cinturão na modalidade Light Contato do Kickboxing, enquanto Bianca foi vice-campeã na Low Kick do Kickboxing. “Gostaríamos de agradecer os nossos professores pelo preparo, Cláudio Melo (Muay Thai) e Fernando Chaves ‘Malhação’ (Jiu-Jitsu), além do treinador Bruno Valle (Boxe)”, ressalta Fran.

Elas foram recebidas pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, para apresentar os resultados, comemorados pelo chefe do Executivo. “Eu fico muito feliz e emocionado por essa conquista. E agradeço por vocês levarem o nome de Nova Odessa com tanto orgulho”.

“Agradecemos também aos patrocinadores e parceiros que nos ajudaram. A nossa conquista só foi possível com o apoio deles”, acrescenta Bianca. Para a disputa da segunda etapa, as atletas estão buscando a continuidade do apoio. “Será um grande feito para o esporte da cidade”, reforça Fran. Os telefones de contato das competidoras são (19) 99521-5666, de Franciana, e (19) 99448-7984, de Bianca.

Desde o começo do ano as duas desenvolvem um trabalho voluntário em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo. Os treinos de Muay Thai ocorrem de segunda e quarta-feira, das 8h às 10h, e de terça e quinta-feira, das 15h às 17h, no Ginásio Municipal de Esportes ‘Jaime Nércio Duarte’, no Jardim Santa Rosa. Podem participar homens e mulheres a partir dos 6 anos de idade.

A Prefeitura também apoia o projeto social que iniciou aulas gratuitas de Defesa Pessoal, para mulheres acima dos 8 anos de idade. A modalidade pode ser praticada aos sábados, a partir das 10h, também no Ginásio do Jardim Santa Rosa. O objetivo é ensinar técnicas de defesa pessoal, para as mulheres se defenderem de modo eficaz em situações desfavoráveis que possam ocorrer no cotidiano.

O secretário municipal destaca que a disponibilidade das aulas gratuitas é importante aos jovens. “O esporte ajuda na educação, na saúde e na cidadania”, comenta Levi Tosta. “A procura pelas modalidades ligadas às artes marciais é crescente na cidade e estamos atendendo ao pessoal através da parceria feita com as duas exemplares atletas, que merecem todo o apoio da iniciativa privada”, completa.

A Secretaria de Esportes também oferece outras modalidades gratuitamente, para jovens entre 6 e 17 anos de idade. As aulas ocorrem nos ginásios e campos de futebol da cidade, atendendo atualmente a mais de 1,2 mil alunos no futsal, futebol, handebol, basquete, vôlei, kung fu, taekwondo, judô, corfebol, damas e xadrez. O telefone para mais informações no departamento esportivo é o (19) 3498-1561.