in

Procon orienta consumidores de Nova Odessa em mais uma ‘Black Friday’

Objetivo é ajudar pessoas a não serem enganadas durante a data de descontos especiais

A próxima sexta-feira, dia 23, é mais uma “Black Friday” para muitos lojistas, físicos e virtuais, que divulgam a data com amplos descontos anuais no varejo. Com o objetivo de ajudar os consumidores a não ser enganados em meio a muitas propagandas, o Procon de Nova Odessa dá dicas e orienta para os cuidados na hora das compras. Entre as preocupações estão falsos descontos e preços ‘maquiados’.

“As dicas não são muito diferentes das outras edições da ‘Black Friday’, uma vez que os cuidados devem ser contínuos”, destaca o advogado José Pereira, diretor do Procon de Nova Odessa. Segundo o responsável pelo órgão mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Assuntos Jurídicos, um dos itens que merece atenção especial é o frete dos produtos.

“O consumidor deve ficar atento com relação aos fretes, porque às vezes o preço fica igual ou maior do que a loja física”, exemplifica Pereira. Aparelhos de telefone celular continuam sendo os produtos mais adquiridos no período e, consequentemente, com maior quantidade de queixas. “A ocorrência maior das queixas é com relação as lojas virtuais, que costumam oferecer preços menores”, cita.

A pesquisa prévia de preços, não somente nas vésperas da data especial, é outro ponto destacado. “Independente do monitoramento de preços realizado pelos Procons de todo o país, ainda podem ocorrer ‘maquiagens’ em alguns sites”, acrescenta Pereira. “A pesquisa com maior antecedência possível é uma arma que o consumidor tem, pra saber se a compra realmente compensa”, complementa o diretor.

O Procon-SP possui uma lista de sites que devem ser evitados, devido a reclamações registradas sem retorno, que pode ser acessada no seguinte link: sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php. Além do Procon, Pereira recomenda consultas ao site Reclame Aqui. “Queremos ajudar para que a ‘Black Friday’ não seja uma ‘Black Fraude’, como alguns costumam dizer”, completa.

O Procon de Nova Odessa funciona dentro do prédio do Fórum, na Avenida João Pessoa, número 1.300, com o telefone (19) 3476-3261 como canal de atendimento, para denúncias e orientações, de segunda a sexta-feira. Existe também o atendimento pessoal, das 11h às 16h, assim como informações veiculadas em site (http://www.procon.sp.gov.br) e através das redes sociais (Facebook e Twitter).