Procon de Nova Odessa vai apurar abusos na venda de máscaras e álcool gel

O segundo caso da doença no Brasil foi confirmado no último sábado (29) pelo Ministério da Saúde

Ácool gel

O Procon de Nova Odessa vai fazer um levantamento dos preços de máscaras de proteção e álcool gel em farmácias e drogarias do município. A medida tem objetivo de verificar se os estabelecimentos estão cobrando valores abusivos após o aumento da demanda provocado pela preocupação da população com a epidemia do novo coronavírus. O segundo caso da doença no Brasil foi confirmado no último sábado (29) pelo Ministério da Saúde.

“A verificação segue orientação do Procon-SP, que, na última sexta-feira [28], anunciou a checagem de preços em farmácias das cinco regiões da capital paulista. Em Nova Odessa, temos 27 estabelecimentos do gênero cadastrados na Vigilância Sanitária. Vamos selecionar lojas por regiões da cidade e comparar preços”, explicou o diretor do serviço de proteção e defesa do consumidor da cidade, o advogado José Pereira.

Segundo o diretor do Procon, caso sejam constatados valores abusivos, os estabelecimentos serão advertidos e podem ser multados, conforme previsto no Art. 39, inciso X do Código de Defesa do Consumidor. “Nosso objetivo é coibir o oportunismo num momento em que a população está alarmada pela explosão de casos da doença no mundo e pelas primeiras confirmações no país”, afirmou Pereira.

Depois de água e sabão, o álcool gel é apontado por especialistas como aliado na prevenção ao Covid-19. Eles recomendam a higienização das mãos com sabão e água corrente por pelo menos 20 segundos, várias vezes ao longo do dia. O álcool, por sua vez, é tido como alternativa, apenas para momentos em que não houver água e sabonete.

Já as máscaras são recomendadas a profissionais da área de saúde e a pessoas infectadas pelo novo coronavírus, de acordo com recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). Embora o uso pela população em geral seja apontado como desnecessário no estágio atual da epidemia, muita gente tem corrido para as farmácias para se proteger.

DENUNCIE. Caso tenha dúvidas sobre a prática de preços abusivos, procure o Procon, que funciona no prédio do Fórum, na Avenida João Pessoa, número 1.300. O órgão funciona de segunda a sexta e atende por telefone (3476-3261), das 8h às 11h; e pessoalmente, das 11h às 16h. O número do “WhatsApp Denúncia” é 19 99978-9631. Por meio do aplicativo, o consumidor pode denunciar irregularidades, enviando mensagens de texto, áudio e vídeos.

Para mais informações sobre o serviço, acesse o site http://www.procon.sp.gov.br e acompanhe as ações o Procon no Facebook, Instagram (@proconnovaodessa), Twitter (@proconovaodessa) e no YouTube (TV Procon Nova Odessa).