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Procon de Nova Odessa promove o ‘Mutirão Online de Renegociação de Dívidas’

A articulação nacional visa promover condições de que consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação

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O Procon (Órgão de Defesa do Consumidor) da Prefeitura de Nova Odessa está divulgando localmente o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas”, que acontece entre os dias 15 e 31 de março de 2021 exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br. A articulação nacional visa promover condições de que consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação.

A iniciativa em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor envolve também a Proconsbrasil (Associação Brasileira de Procons) e a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

“A ação dos órgãos de defesa do consumidor terá o objetivo de reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito, para tanto foi programada a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira”, divulgaram os organizadores.

Na visão da Associação, “a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação”. “Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão”, aponta a entidade.

De acordo com Helnily Ramos Ragasso, dirigente do Procon de Nova Odessa, para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. “Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 a 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor”, explicou a advogada.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon Nova Odessa orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil. Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

Os consumidores que têm acesso a internet podem acessar o serviço pelo site www.consumidor.gov.br, pelo e-mail [email protected], pelo aplicativo “procon-sp” e pelo “WhatsApp Denúncia” local, o (19) 99978-9631.

BALANÇO

O trabalho do órgão municipal ao longo do último ano, limitado pela pandemia de Covid-19 e as regras de distanciamento social, esteve voltado principalmente ao recebimento de reclamações dos consumidores da cidade. Tanto que, ao longo do ano, foram registrados 674 atendimentos.

Quem “liderou” o “ranking” de citações em 2020, com 32,49% das ocorrências, foi o setor financeiro – bancos e financeiras em geral. De acordo com o balanço estatístico apresentado pelo Procon de Nova Odessa, o setor financeiro foi responsável por 219 do total de reclamações, a grande maioria relacionada ao crédito consignado em folha de pagamento e/ou aposentadorias.

Em segundo lugar na lista, com 24,48% do total de casos, estão as denúncias referentes a produtos adquiridos, especialmente aqueles que apresentaram problemas de fabricação. Na terceira posição vem o setor de serviços privados, com 24,04% das queixas.

SERVIÇO

O QUE: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas
QUANDO: de 15/03 até 31/03
COMO: através do site www.consumidor.gov.br
PÚLICO: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias
CONTATO: Procon Nova Odessa – [email protected]