Procon de Nova Odessa lança ‘WhatsApp Denúncia’

A partir de agora, por meio do número (19) 99978-6331, os consumidores do município podem fazer denúncias, reclamações e pedir orientações

Com foco no atendimento ágil e efetivo, o Procon de Nova Odessa lançou nesta terça-feira (14) o WhatsApp do Consumidor. A partir de agora, por meio do número (19) 99978-6331, os consumidores do município podem fazer denúncias, reclamações e pedir orientações sobre as diversas formas de relações de consumo.

De acordo com o diretor do serviço de proteção e defesa do consumidor da cidade, o advogado José Pereira, o canal de comunicação instantânea é mais uma ferramenta criada para garantir maior celeridade no atendimento, com retorno em tempo real. A nova ferramenta faz parte da nova dinâmica implantada no órgão a partir do ano passado, com o objetivo de enquadrá-lo no “padrão Poupatempo de qualidade”.

“Temos lançado mão de todos os meios possíveis, como campanhas de orientação no comércio e junto às famílias, nos bairros, para aproximar o Procon da população de Nova Odessa, desmistificar o Código de Defesa do Consumidor e estabelecer uma boa relação entre consumidores e fornecedores. Esse serviço é mais um passo nesse sentido, proporcionando maior conforto e melhor qualidade nos serviços prestados”, diz Pereira.

O advogado explica que o WhatsApp – aplicativo mais popular do país, com 130 milhões de usuários – é fácil de usar e permite que o consumidor envie fotos de denúncias em tempo real. “O consumidor pode entrar numa loja, fotografar um produto sem preço, que é um crime previsto no artigo 66 do Código do Consumidor, e nos enviar, para que notifiquemos imediatamente o lojista”, exemplifica o diretor do Procon.

Além disso, o canal vai fazer o pré-atendimento de consumidores que precisam de orientação para casos complexos. “É importante ressaltar que o número não serve para a formalização de denúncias. Essa ação continua sendo feita apenas pessoalmente, na sede do Procon, ou no site da Fundação Procon (http://www.procon.sp.gov.br), alerta o advogado.

O atendimento por meio do WhatsApp Denúncia é feito durante o horário de funcionamento do órgão, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Por isso, o diretor alerta que as solicitações encaminhadas fora desse período podem ter um prazo maior para resposta.

O Procon de Nova Odessa funciona no prédio do Fórum da cidade, na Avenida João Pessoa, 1.300. O telefone é 3476-3261. O órgão funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h, para consultas telefônicas; e das 11h às 16h, para atendimento pessoal.