in

Procon dá dicas sobre cuidados na hora de comprar material escolar

Pesquisar os preços em diferentes locais e se unir a outros pais para compras coletivas são sugestões para economizar.

As férias de janeiro já estão acabando e logo começa o ano letivo. Para muitos pais, este período que antecede a volta às aulas é marcado pela compra do material escolar. Além de buscar produtos de qualidade e preços justos, são comuns os questionamentos sobre quais materiais podem ou não ser pedidos pelas escolas.

Pesquisar os preços em diferentes locais e se unir a outros pais para compras coletivas são sugestões para economizar. É preciso também redobrar a atenção para, em meio a tantas opções oferecidas, não sair no prejuízo. “Infelizmente ainda temos casos de estabelecimentos que pedem em suas listas materiais de uso coletivo e que não são de uso em atividades pedagógicas, o que não é permitido”, explicou a responsável pelo Procon de Nova Odessa, Analina Demiqueli.

Ela orienta os pais a, antes de iniciar as compras, ajustar os gastos ao orçamento doméstico. “A pesquisa de preço continua a ser uma prática importante. Outra dica, é verificar quais os produtos que a criança já possui antes de sair em busca do material listado pela escola”, disse.

A responsável ressaltou que todo material entregue no início do ano na escola e que não é utilizado deve ser devolvido pelo estabelecimento ao término do ano letivo. “É importante esclarecer, também, que a escola não pode solicitar a compra de produtos como material de higiene e limpeza; cobrar taxas para suprir despesas com água, luz e telefone; ou determinar o local em que o material deve ser comprado”, orientou.

Outro fator importante a se destacar é a emissão de nota fiscal pelo vendedor. “Em caso de problemas com a mercadoria é necessário apresentar a nota fiscal, portanto, exija sempre este documento. Ao recebê-la, cheque se os produtos estão devidamente descritos e recuse quando estiverem relacionados apenas os códigos dos itens, pois isso pode dificultar a identificação”.

Segundo Analina, pais que tiverem dúvidas sobre a lista de materiais ou exigências feitas pelo estabelecimento de ensino podem procurar o Procon para esclarecimentos. O Procon de Nova Odessa funciona junto ao Fórum, na avenida João Pessoa, 1300. O telefone é o 3476-3261 e o horário de atendimento é de segunda e sexta-feira, das 8h às 11h para consultas telefônicas e das 11h às 16h para solicitações pessoalmente.