in

Primeira dose da vacina contra Covid já atinge 6,25% da população de Nova Odessa

primeira-dose-da-vacina-contra-covid-ja-atinge-625-da-populacao-de-nova-odessa-jno

Nova Odessa atingiu na quinta-feira (25/03) a marca de 6,25% da sua população vacinada com a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19 pela equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura. No total, 3.754 moradores da cidade, entre idosos com mais de 69 anos e profissionais da Saúde, já receberam ao menos uma das duas doses dos imunizantes disponibilizados pelos governos Federal e Estadual.

Segundo o IBGE, Nova Odessa tem atualmente cerca de 62 mil moradores. O índice foi atingido depois de 64 dias de campanha – a enfermeira Jéssica Alves da Silva, que atua na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, foi a primeira novaodessense vacinada contra o novo coronavírus, em 21 de fevereiro. A cidade segue “na média” da cobertura vacinal do país e de outros municípios de porte semelhante.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 vem caminhando de acordo com o número de doses oferecidos pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. Em média, são vacinadas cerca de 200 pessoas por dia em Nova Odessa.

“Pela infraestrutura que nós temos na Rede Municipal de Saúde, a cidade tem condições de vacinar um número até cinco vezes maior por dia, mas a limitação das vacinas recebidas em pequenas quantidades é, atualmente, o maior empecilho”, comentou o secretário da pasta, o médico Nivaldo Luís Rodrigues – que acredita que o ritmo de produção e distribuição de vacinas no país deve aumentar nas próximas semanas.

Além de atingir na quinta a marca de 6,25% da população já com a primeira dose, foi iniciada também, na quinta-feira, a vacinação de um novo grupo etário – o dos idosos acima dos 69 anos. Na quinta-feira, todos os 240 idosos convocados por telefone meio do pré-cadastro realizado junto ao site da Prefeitura (www.novaodessa.sp.gov.br) compareceram no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa para receber a primeira dose do imunizante. Em relação à segunda dose, foram imunizados, até agora, 1.021 pessoas, ou cerca de 1,70% da população. A dose de reforço garante a imunização da pessoa após cerca de duas semanas.

CAMPANHA

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa. O local conta com tenda drive-thru para atendimento dentro do veículo dos idosos com dificuldade de locomoção. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, no período da manhã, os atendimentos para a primeira dose são agendados, por meio do pré-cadastro que deve ser realizado no site oficial da Prefeitura de Nova Odessa (o www.novaodessa.sp.gov.br).

Todos os idosos com 60 anos ou mais, bem como todos os profissionais da Saúde que moram na cidade, devem se cadastrar exclusivamente no site da Prefeitura. A convocação é por idade, não por ordem de cadastramento. A ligação é feita pela equipe da Secretaria de Saúde, conforme a capacidade de atendimento e as doses disponíveis. A medida foi adotada para se evitar aglomerações. Para esta sexta-feira (26/03), foram convocados, via pré-cadastro, mais 200 idosos com 69 anos ou mais. A ordem do cadastro no site da Prefeitura não é relevante, pois a convocação continua sendo por idade.