Presidente da Câmara visita o JNO

Carla Furini de Lucena se tornou a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal

Na comemoração dos 25 anos do Jornal de Nova Odessa, a vereadora e presidente da Câmara de Nova Odessa, Carla Furini de Lucena, visitou a redação do jornal para parabenizar a equipe pela data comemorada no último dia 23 de janeiro. Carla falou também dos planos e conquistas do seu primeiro ano de mandato.
Eleita em 1º de janeiro de 2017, Carla entrou para a história de Nova Odessa ao se tornar a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal em 14 legislaturas, ou seja, mais de 50 anos do cenário político novaodessense.
Carla tem 35 anos, é casada, mãe de dois filhos, comerciante, nascida na cidade e foi reeleita vereadora com 1.072 votos nas últimas eleições para seu segundo mandato. Carla também foi a primeira Secretária de Meio Ambiente na cidade, quando conquistou mais um Ecoponto para a região do jardim Nossa Senhora de Fátima e Triunfo, conquistou o segundo selo Verde e Azul do Município, além de várias ações de plantio de mudas em áreas de preservação.
Segundo ela, mulheres não fazem política melhor ou pior do que os homens, mas fazem de uma maneira diferente, pois seus mandatos tendem e costumam ser mais coletivos e abertos, estimulam a participação da sociedade civil, dos movimentos sociais e a abertura de espaço e o empoderamento feminino.
Não por acaso, a vereadora que sempre teve como bandeira a Saúde, inclusive é uma das responsáveis pela criação do Programa Saúde da Família recém lançado na cidade, além da Educação e o Meio Ambiente abriu seu leque com um projeto voltado para a proteção de mulheres em situação de violência que fez em parceria com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), a GCM (Guarda Civil Municipal), a Diretoria de Promoção Social, a Secretaria de Saúde e o judiciário.
Batizado de “Flor de Lótus”, o projeto foi abraçado pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, e reúne diversos órgãos numa rede assistencial de atendimento à mulher. Na criação do projeto Carla, junto da diretora de Gestão Social e Cidadania, Patrícia Cristina Pereira, percorreram diversos setores para entender como era dado o acolhimento às vítimas de violência e também ouvir opiniões sobre o que poderia ser feito para melhorar este atendimento.
Outro ponto em que Carla se destaca é a economia financeira do Legislativo. Em sua gestão implantou o Diário Oficial Eletrônico, que economizará cerca de R$ 6 mil ao ano com publicações de atos oficiais e, ainda há a possibilidade de transferir a sede do Poder Legislativo para um dos prédios do Instituto de Zootecnia. A medida, também visa trazer economia de recursos públicos tanto para a Câmara quanto para o IZ. Só de aluguel, a economia será de quase 1 milhão de reais por legislatura.