in

Prefeitura vai encaminhar projeto para formalizar convênio por base própria do Corpo de Bombeiros

Prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza recebeu representantes da corporação na sexta-feira em seu gabinete

A Prefeitura de Nova Odessa vai encaminhar projeto de lei à Câmara pedindo autorização para formalizar convênio com o Estado, para implantação de uma base de Corpo de Bombeiros Civil na cidade. A determinação partiu do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB). Nesta sexta-feira, dia 18, o chefe do Poder Executivo recebeu em seu gabinete a visita do tenente-coronel Luiz Henrique Nomellini e do capitão Júlio César Cavellani, do Corpo de Bombeiros de Americana.

“Essa visita de hoje foi para retomar uma discussão que iniciamos em 2014, da necessidade de Nova Odessa ter uma base própria do Corpo de Bombeiros. Claro que tudo tem um custo, mas sempre estivemos preocupados com essa questão. Ter uma base na nossa cidade traz muito mais tranquilidade para a nossa população”, ressaltou Bill. “Há muito tempo a população clama por este serviço. Tanto os moradores da cidade quanto os empresários serão beneficiados”, completou.

Durante o encontro com os representantes do Corpo de Bombeiros, o prefeito de Nova Odessa informou que a Administração já tem um projeto prévio para construção de um quartel na região central da cidade, ao custo aproximado de R$ 870 mil. A elaboração deste projeto foi iniciada depois que Bill recebeu, isso em julho de 2015, a confirmação por parte do comando-geral do Corpo de Bombeiros, de que o município receberia um veículo de grande porte e equipamentos. A construção da base seria viabilizada através de parceria com a iniciativa privada.

“Recebi essa confirmação em 2015, mas infelizmente naquele mesmo ano passamos por uma crise financeira jamais vista. Fui prudente em recuar, naquele momento, porque qualquer acordo era inviável. Mas esse é um assunto que jamais foi esquecido pelo nosso governo”, garantiu Bill. “Agora, vamos enviar o projeto para Câmara e, paralelamente, vamos retomar as conversas com os empresários que estejam dispostos a nos ajudar nessa obra tão importante”, completou o prefeito.

ESFORÇO

O tenente-coronel Luiz Henrique Nomellini reconheceu o esforço da Prefeitura de Nova Odessa em trazer para o município uma base própria da corporação. “O custo do serviço do Corpo de Bombeiros é impactante. Nós temos ciência disso. E o modelo que o Estado adotou é realizar convênios com os municípios, onde os custos são divididos. O Estado entra com os equipamentos e pessoal e cabe ao município construir a sede e ajudar na manutenção. Como já existe todo um encaminhamento, tenho certeza que ficará mais fácil chegar a um entendimento”, explicou Nomellini.

Ainda segundo ele, a população sentirá os impactos positivos da implantação da base a médio e longo prazo. “Os ganhos para a população são enormes. O preço do seguro é reduzido, por exemplo. Sem falar na maior rapidez no atendimento e até mesmo, uma queda nos atendimentos na rede de saúde”, frisou.