Prefeitura suspende bloqueio no atendimento por 60 dias para usuários que ainda não possuem o Cartão +Saúde

O motivo é o prejuízo causado no atendimento da Central da Saúde por conta da exoneração de 53 servidores comissionados determinada pelo Tribunal de Justiça nesta semana

A Prefeitura de Nova Odessa decidiu suspender, até o dia 16 de agosto, o bloqueio no atendimento para os usuários da rede pública que ainda não possuem o Cartão +Saúde. O motivo é o prejuízo causado no atendimento da Central da Saúde por conta da exoneração de 53 servidores comissionados determinada pelo Tribunal de Justiça nesta semana.

Neste período, o recadastramento continuará sendo realizado, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, com a distribuição diária de 140 senhas diárias, mais 160 agendamentos, totalizando 300 cartões por dia. A partir de julho – quando não há mais agendamentos -, serão distribuídas 300 senhas por dia.

Também nos próximos dias, a Secretaria de Saúde colocará em funcionamento um ponto de atendimento para emissão do Cartão +Saúde na região do Jardim São Jorge e outro na região do Jardim Alvorada. “Como eu venho dizendo, a Secretaria de Saúde foi a mais atingida com a exoneração dos servidores comissionados determinada pela Justiça porque perdemos 15 funcionários. Isso impactou o atendimento no recadastramento diretamente. E pensando no bem-estar da população de Nova Odessa, que entendeu a necessidade do Cartão +Saúde, estamos suspendendo até o dia 16 de agosto o bloqueio no atendimento para quem ainda não tem o cartão”, explicou Cocato. O secretário ressalta que a suspensão no bloqueio é mais uma chance para quem ainda não o cartão. “Reforço que não há necessidade de correria e de filas”, frisou.

Cocato disse ainda que ao longo deste período, a Secretaria de Saúde vai organizar plantões nos finais de semana. As datas serão divulgadas posteriormente. Contudo, o plantão que estava marcado para amanhã, dia 15, não vai acontecer por conta das exonerações determinadas pela Justiça. Cocato também lembrou que o recadastramento vem sendo feito desde novembro do ano passado e seguirá até dezembro. “É um trabalho necessário para que possamos garantir a gestão da Saúde. Hoje temos perto de 120 mil prontuários na rede pública, para uma população que ainda não chegou aos 60 mil habitantes. Temos que atender, e atender bem, quem é morador de Nova Odessa”, frisou o titular da pasta.

RECURSOS

O quadrimestre inicial do ano teve R$ 17,2 milhões gastos na Saúde Municipal, sendo 92% oriundos dos cofres municipais e apenas 8% vindos de repasses externos (estaduais e federais). “A população (de Nova Odessa) aumenta e os recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) diminuem. Cada vez mais a Saúde é mantida com recursos próprios da Prefeitura”, frisa Cocato. No período analisado foram realizadas 32,7 mil consultas médicas no Pronto Socorro, ou seja, cerca de 8 mil por mês, ou 300 diariamente – Socorrista, Pediatria, Ginecologia e Clínico Cirurgião. “Percebemos que não tem mais uma sazonalidade no atendimento, que aumenta ou diminui conforme a época do ano. Há uma procura constante”, cita Cocato. Além disso, foram mais de 20 mil exames no PS.