in

Prefeitura se reúne com donos de academias e expõe preocupação com aumento na procura por atendimento

Já o secretário de Governo destacou que a Prefeitura de Nova Odessa é sensível ao momento vivido pelas academias, mas obrigada a respeitar a legislação

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza se reuniu nesta sexta-feira (15) com donos de academias esportivas de Nova Odessa para discutir a situação dos estabelecimentos e o posicionamento do governo estadual, de não permitir a reabertura ao menos até o fim da quarentena, no dia 31 de maio. Também participaram do encontro o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato; o secretário de Governo, Eduardo Gazzetta; o secretário-adjunto da mesma pasta, Arthur Trevisoni; e o médico Victor Heitor Gomes, coordenador do Pronto-socorro do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia.

Os proprietários de academias reforçaram o momento delicado que o setor atravessa e pediram atenção da Administração no que diz respeito ao documento protocolizado por eles no início do mês, que trata de medidas de segurança quando do retorno às atividades. Participaram os representantes das academias Módulos (Delourdes Mazzalli); Cia do Corpo (Gabriele Andrili); Cross Training (Rodrigo Sarti); Academia Feminina do Corpo (Joice Pedrosa); Black Fit (Renan Reis e Gustavo Capeleto); Perfomance (Diego Cardoso); Academia Cobras (Paula e Helena Carvalho) e Corpo e Energia (Lina Alencar).

Durante o encontro, o secretário de Saúde expôs aos donos de academias a preocupação da prefeitura com o aumento expressivo na procura por atendimentos na rede pública nas últimas semanas, o que pode levar o município a uma “situação delicada” caso a cidade sofra um eventual agravamento com relação à pandemia do novo coronavírus. “Com a proximidade do Inverno, o número de atendimentos na rede pública aumentou muito. O nosso hospital já está fazendo uma média de 200 atendimentos por dia. E lembrando que as doenças respiratórias estão centralizadas na nossa Unidade Respiratória do Jardim Alvorada, que também já contabiliza uma média de 30 atendimentos por dia. Hoje eu posso dizer que o sistema público está sobrecarregado, com 80% de sua capacidade em utilização, isso mesmo com toda a organização que fizemos, nos preparando para a pandemia”, alertou Cocato.

Coordenador do Pronto-socorro, o médico Victor Heitor Gomes ressaltou que, mesmo que as academias funcionassem com capacidade reduzida, ainda sim o risco seria grande. “Mesmo observando todos os cuidados com a higiene, estudos mostram que o suor também é contagioso. E qual é o objetivo da quarentena? Não é evitar que alguém fique doente, porque isso é praticamente inevitável, mas fazer com que o contágio não aconteça de uma única vez, estrangulando o sistema de saúde”, explicou.

Já o secretário de Governo destacou que a Prefeitura de Nova Odessa é sensível ao momento vivido pelas academias, mas obrigada a respeitar a legislação. “Hoje, infelizmente, não temos amparo legal para promover qualquer flexibilização e nem mesmo condições sanitárias para isso. O protocolo de segurança apresentado por vocês será essencial na reabertura das academias, mas só quando ela for permitida”, afirmou Gazzetta.