Prefeitura revitaliza canteiros da Avenida João Pessoa e planta mais de 60 novas árvores

O jardim do Fórum também recebeu cuidados especiais e mais nove mudas apropriadas para o local

As árvores são o maior patrimônio ambiental de uma cidade. Conhecida como o Paraíso do Verde, Nova Odessa segue intensificando os cuidados com o meio ambiente. Esta semana, a Prefeitura executou a revitalização dos canteiros da Avenida João Pessoa, no trecho compreendido entre a Rua Aristides Bassora e a Academia Corpo & Energia, onde foram plantadas 58 novas árvores.

O jardim do Fórum também recebeu cuidados especiais e mais nove mudas apropriadas para o local. Somente nos canteiros da Avenida foram plantadas 50 palmeiras médias, quatro palmeiras imperiais e quatro quaresmeiras. Já o Fórum recebeu três palmeiras, quatro ipês brancos e dois ipês de jardim. No total, o trecho de aproximadamente 350 metros recebeu 67 novas árvores.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita, o plantio conclui o trabalho de substituição das mangueiras que estavam plantadas de forma irregular na João Pessoa. Ela explicou que o plantio da árvore errada pode provocar muita dor de cabeça como danos nas tubulações de água e esgoto, destruição de calçadas, problemas na rede elétrica, galhos que atrapalham o tráfego ou frutos que caem sobre carros, ramos ou espinhos que atrapalham os pedestres ou ainda, sujeira e mal cheiro de frutos, folhas ou flores caídos, entre muitas outras situações desagradáveis e perigosas.

A diretora ainda afirmou que o impacto vai além da simples troca de espécie. “Nós adensamos a vegetação existente, ou seja, plantamos mais do que extraímos com saldo positivo para o meio ambiente. Nosso próximo passo é falar com os comerciantes e empresários que estão localizados na extensão deste trecho para colocação de árvores que produzam sombra para as calçadas, visando maior conforto térmico à população”, explicou.

Secretário de Meio Ambiente, Edson Barros destaca a importância das árvores para a qualidade de vida da população. “Servem para atrair e abrigar diversas espécies de animais e pássaros, equilibram o clima e também protegem o solo e o lençol freático. Um dos trabalhos mais importantes que fazemos é preservar e garantir nossa cobertura vegetal. Por isso, não paramos de plantar e nem de proteger nossas árvores”, disse.

VIVEIRO. Com quase uma centena de espécies, o Viveiro Municipal de Nova Odessa é uma boa opção para quem tem interesse em plantar uma árvore em casa, seja no perímetro urbano ou em regiões de chácaras. O espaço fica no Recanto Guarapari, bairro rural do município, e mantém mais cinco mil mudas que são distribuídas gratuitamente à população.

Para pedir uma muda, o interessado precisa comparecer ou entrar em contato por telefone com a Secretaria de Meio Ambiente. O órgão fará uma avaliação da espécie ideal para o local e a finalidade do plantio. De acordo com a diretora de Meio Ambiente, que é engenheira ambiental, o Viveiro tem mudas de árvores urbanas, frutíferas e espécies para plantio em APPs (áreas de preservação permanente). “Temos um pouco de tudo, desde árvores pequenas, próprias para quintais pequenos, a mudas nativas, para áreas de reflorestamento”, detalha Aryhane.

A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa funciona no CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional), que fica na Avenida Doutor Eddy de Freitas Crissiuma, 150, no Jardim Maria Azenha, atrás da Prefeitura. O telefone para contato é 3476-5728 e o e-mail, [email protected]