in

Prefeitura reforça ao secretário de Agricultura pedido de cessão de área

Itamar Borges esteve em Nova Odessa no sábado para inauguração de um novo laboratório de pesquisa do IZ (Instituto de Zootecnia), em comemoração aos 116 anos da entidade

prefeitura-reforca-ao-secretario-de-agricultura-pedido-de-cessao-de-area-jno

O prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho, entregou pessoalmente no último sábado (17/07) ao secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Itamar Borges, ofícios reafirmando o pedido de cessão de duas áreas do IZ (Instituto de Zootecnia) para uso do Município. Em ambos os casos, os imóveis encontram-se atualmente vagos, sem uso pela instituição de pesquisa. O secretário comprometeu-se a agilizar o andamento dos processos e dar uma posição em breve ao prefeito.

O primeiro dos imóveis pleiteados trata-se de um prédio técnico situado na sede do Instituto, com acesso pela Avenida Carlos Botelho (na “entrada” da cidade), e de algumas antigas residências próximas, cujo complexo pode abrigar diversos setores da Prefeitura – que se compromete, em contrapartida, a promover a recuperação, manutenção e segurança dos imóveis.

O segundo é um imóvel em área rural que deve servir como novo abrigo de animais da cidade. Trata-se, neste caso, da antiga Unidade de Reprodução Animal, também conhecida como “Seriarte”, situada na margem direita do Ribeirão Quilombo, após a ponte sobre o rio. O abrigo será mantido pela AAANO (Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa). O pedido foi feito ainda em 2020 pelo ex-prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, que também acompanhou a visita do secretário, agora, como diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).

Também estiveram presentes à visita do secretário o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) Sergio Luiz dos Santos Tutui, o diretor do IZ Enilson Geraldo Ribeiro, o secretário-adjunto de Desenvolvimento do Município, Rafael Brocchi, o diretor municipal de Cultura, Cadu Pinotti Jr, entre outros integrantes da Secretaria de Agricultura, do IZ e da Prefeitura.

“O pedido é por esse pavilhão técnico aqui atrás (da Diretoria), com 69 salas ociosas. A cessão seria boa para o IZ também, principalmente para os funcionários, porque revitalizaríamos o prédio e teríamos mais gente circulando, servidores da Prefeitura, trazendo mais segurança”, acrescentou Leitinho. Neste caso, o ofício inclui ainda duas residências na Vila Azenha, que devem abrigar a Defesa Civil Municipal, e outros três imóveis no Centro para outros setores da Prefeitura.

“Temos também uma entidade protetora que abriga hoje 600 animais, e como a cidade cresceu muito nos últimos anos sem planejamento, os bairros ‘chegaram’ ao canil, o que gera uma certa perturbação. E a antiga Seriarte seria o local ideal para reformarmos e fazer um novo canil para a AAANO, que foi fundada há 26 anos por dois pesquisadores do IZ”, explicou o chefe do Executivo. A Prefeitura já detém recursos, conquistados no ano passado com a venda de uma área pública, para as reformas e adaptações necessárias.

Enilson Ribeiro confirmou que a comunidade científica do Instituto já aprovou as cessões, com contrapartidas do Município. “Pelo que entendi, é bom para todo mundo. Vou ver como estão estes pedidos e já encaminho à APTA. Como já uma concordância tanto da nossa parte quanto da Prefeitura, vamos fazer a nossa parte e devolver (os pedidos aprovados) à APTA e ao IZ. Quem tinha que nos dar o parecer final eram nossos diretores, o que já temos”, adiantou Itamar Borges.