in

Prefeitura reabre UBS do São Jorge e Nova Odessa passa a ter seis postos de saúde

A Unidade Básica de Saúde 2 passou por ampla reforma e agora reforça a estrutura de atendimento da rede municipal de saúde, em meio à pandemia do novo coronavírus

A Prefeitura de Nova Odessa reabre às 12h desta quinta-feira (2) a Unidade Básica de Saúde do Jardim São Jorge. A UBS 2 passou por ampla reforma e agora reforça a estrutura de atendimento da rede municipal de saúde, em meio à pandemia do novo coronavírus. Com a reabertura, o município passa a ter seis postos de saúde.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, o secretário de Saúde Vanderlei Cocato e a coordenadora da Atenção Básica do município, Regina Mendes da Silva, vistoriaram a unidade na tarde desta quarta (1º) e acompanharam os últimos ajustes nas instalações antes da retomada. “Na semana passada, reabrimos a UBS do Jardim São Manoel e agora estamos reativando a do São Jorge. Nesse momento de crise, é muito importante que toda nossa rede esteja funcionando e preparada para atender a população”, afirmou o prefeito.

As obras de reforma na unidade que atende um dos bairros mais populosos da cidade contemplaram substituição do piso por porcelanato, troca do piso externo, portas e forro, além de pintura, colocação de toldos e adaptação dos banheiros para garantir total acessibilidade. A intervenção foi realizada num pacote de reformas que também incluiu a UBS do São Manoel. Juntas, as unidades de saúde receberam mais de R$ 450 mil em melhorias. O investimento é fruto de emendas parlamentares dos deputados federais Vanderlei Macris (PSDB) e Orlando Silva (PCdoB).

“Pela manhã, as equipes trabalharão na limpeza final do prédio e na organização de insumos, materiais e equipamentos. Vamos iniciar o atendimento após o meio-dia, ampliando nossa rede de cinco para seis unidades básicas de saúde funcionando o dia todo no atendimento à população”, explicou o secretário de Saúde.

A estrutura da rede de unidades básicas no município fica assim: UBS 1 (Centro), UBS 2 (São Jorge), UBS 3 (São Manoel), UBS 4 (São Francisco), UBS 5 (Alvorada) e UBS 6 (Marajoara). Além disso, está em construção a UBS 7, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Em fase final de obras, a unidade orçada em R$ 2,9 milhões vai atender, além de famílias do bairro, moradores do Jardim São Jorge, Triunfo, Santa Luiza 1 e 2, Terranova e Fibra.