in

Prefeitura oficializa doação de área para construção do Centro de Cultura Leta

Nova Odessa recebe o 1º Festival de Cultura Leta, iniciado dia 14 e que prossegue até amanhã, dia 18 de novembro

O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, recebeu na tarde de quarta-feira, 14, representantes da comunidade leta que estão no Brasil para a comemoração do Centenário da Proclamação da República da Letônia. Junto com eles, o presidente da Associação Brasileira de Cultura Leta, Felipe Albrecht e a cônsul honorária da Letônia, Daina Gutmanis, acompanharam a doação oficial de área para a construção do Centro de Cultura Leta na cidade.

A área, de 7,1 mil metros quadrados e que fica no jardim Altos do Klavin, foi inteiramente outorgada à Associação Brasileira de Cultura Leta, para implantação de uma escola visando o ensino do idioma leto, música, danças e artes, além de figurar como sede e referência cultural para a comunidade da Letônia em Nova Odessa.

“Eu sempre admirei a comunidade leta que tanto fez pela nossa cidade. E sempre foi um sonho meu que esse povo tivesse um local para preservar a sua identidade e sua história, que é tão bonita”, contou Bill. Ele fez questão de destacar o trabalho do ex-vereador Ralfo Klavin e ex-presidente da Associação Leta. “O Ralfo faleceu antes de ver esse projeto concluído, mas quero que esse dia seja lembrado em memória dele”, disse o prefeito.

A cessão da área foi possível graças à Lei 3.218 aprovada pela Câmara Municipal, que dispõe sobre a desafetação e outorga de concessão de direito de superfície. “Conseguimos correr com os processos para que fosse possível entregar este presente por ocasião das comemorações do centenário da República. Eu posso dizer que este é um dos momentos que valem a pena na vida pública”, destacou o chefe do Executivo.

Presidente da Associação Brasileira de Cultura Leta, Felipe se emocionou com a doação. “Só temos que agradecer. Poderemos realizar nossos projetos e manter viva a nossa história dentro da cidade que tanto amamos”. A Cônsul Honorária, Daina, ressaltou a importância do momento. “Este é um dia histórico para os letos de todo o mundo. Somos uma comunidade pequena, mas somos apaixonados por nossa cultura”, resumiu ela.

Integraram ainda a comitiva leta, Atis Sjanits, embaixador para as Diásporas; Jolanda Borite, assessora do Ministério da Cultura e diretora dos eventos Letônia 100 anos; Dagnija Kupce, artesã que confeccionou no tear uma bandeira leta itinerante. Representando a comunidade leta na Venezuela, Guntars Gedulis, músico e regente, e representando a comunidade leta na Argentina, Anita Zalts.

DANÇAS

Nova Odessa recebe o 1º Festival de Cultura Leta, iniciado dia 14 e que prossegue até amanhã, dia 18 de novembro, em comemoração ao Centenário da Proclamação da República. Como atração, o Grupo de Dança Dzirnas, com 20 bailarinos, já está no Brasil e fez a estreia dia 14, no Clube da Melhor Idade.

Na programação, os bailarinos letos mostraram que, apesar do calor brasileiro, o grupo está pronto para a maratona de apresentações. “Eu fiquei emocionada com a expressão corporal e facial dos dançarinos. Cada dança é uma história diferente que conta um pouco da cultura do país deles. Lindíssimo”, contou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, que recebeu o grupo no Clube e foi convidada a dançar com eles no encerramento da apresentação.

O secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta, que prestigiou o evento, também gostou do que viu. “Foi muito lindo ver as danças e a cultura da Letônia. Fui convidado e participei das danças, em um momento marcante e emocionante. Parabéns a todos organizadores deste Festival importante para manter a tradição Leta em Nova Odessa”, afirmou Levi.

Nesta quinta, 15, junto com o grupo de danças letas “Staburags”, vindo de Ijuí-RS, também com 20 integrantes, o “Dzirnas” se apresentaram na Feira Noturna, que aconteceu na Praça José Gazzetta.

FESTIVAL

A abertura oficial do Festival aconteceu ontem,16 no Teatro Municipal Divair Moreira, em Nova Odessa, com a presença de autoridades brasileiras e letas. O evento contou com um concerto especial da Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa “Professor Gunars Tiss”, que apresentou um Concerto de Boas Vindas aos participantes, com um belo repertório de músicas brasileiras de grandes compositores, para que os estrangeiros também possam conhecer um pouco da cultura brasileira.

O 1º Festival de Cultura Leta no Brasil é uma realização do Consulado Honorário da Letônia no Brasil, a ALASC (Associação Leta da América do Sul e Caribe) e a ABCL (Associação Brasileira de Cultura Leta) com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo – e em Americana.