Prefeitura inicia plantio de 120 novas árvores em trecho do Corredor Metropolitano

O ipê é uma árvore diferenciada. Quando suas flores nascem, as folhas caem dos galhos, sua madeira é de qualidade e pode chegar até 30 metros de altura

A Prefeitura de Nova Odessa iniciou nesta quinta-feira (4) o plantio de 120 novas mudas na Avenida Ampelio Gazzetta no trecho final do Corredor Metropolitano, no sentido Americana, a partir do cruzamento com a Avenida Brasil. A ação, que visa o “adensamento” da arborização, começou com 40 unidades e deve se estender até a próxima semana com o plantio de mais 80. Para com o local forame escolhidas espécies de ipês de jardim, ipês, oitis, resedás e outras apropriadas para produção de sombra.

Presidente dos consórcios das Bacias dos Rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos, o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, participou do plantio e frisou a importância de cuidar do meio ambiente. “Nós estamos comprometidos com a natureza e meio ambiente em diversas frentes, mas não abrimos mão dos plantios. Nova Odessa tem 15 árvores por habitante, enquanto o recomendado é três árvores. Mas vamos continuar plantando e vamos continuar cuidando do nosso recurso natural”, afirmou Bill.

“As árvores têm um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida e cada vez que iniciamos um novo plantio, sabemos que estamos ampliando nosso patrimônio ambiental e melhorando a vida da nossa população”, reiterou o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros.

Já a diretora de Meio Ambiente, Aryhane Massita explicou a escolha das espécies, como os resedás, considerado como a “musa das calçadas”, que devido ao fato de não ter raízes agressivas e beleza abundante, são amplamente utilizados na arborização urbana. A espécie pode até ser cultivada em grandes vasos e usada como cercas vivas. “O ipê-de-jardim também é visto facilmente em ruas e grandes jardins, graças a sua belíssima floração amarela”. Com cuidados simples, ele floresce quase que o ano inteiro e por isso também fará parte das árvores escolhidas para o Corredor.

O ipê é uma árvore diferenciada. Quando suas flores nascem, as folhas caem dos galhos, sua madeira é de qualidade e pode chegar até 30 metros de altura. “O ipê é a árvore símbolo do Brasil com suas flores lindas que se destacam onde quer que estejam. Como o canteiro é grande, optamos por incluir os ipês em nosso plantio, assim como os oitis, que são muito famosos por suas copas que produzem muita sombra, impactando positivamente o meio ambiente principalmente nos períodos mais quentes do ano”, concluiu Aryhane Massita