Prefeitura encaminha à Câmara proposta de convênio com a Faculdade São Leopoldo Mandic para hospital

É um hospital muito bom, com estrutura excelente, que vai oferecer condições muito interessantes para o aprendizado dos alunos”, pontuou Succi

Em abril, representantes da faculdade realizaram uma visita técnica na principal unidade de saúde do município

A Prefeitura de Nova Odessa encaminhou à Câmara projeto de lei que prevê o convênio entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade São Leopoldo Mandic para que o Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’ se torne hospital-escola. A parceria, se aprovada pelos vereadores, vai permitir que a unidade novaodessense receba alunos residentes (na fase de conclusão do curso) da universidade, que é referência no Brasil no ensino de medicina e odontologia, ampliando a capacidade e a qualidade do atendimento prestado à população.

Em abril, representantes da faculdade realizaram uma visita técnica na principal unidade de saúde do município. Na ocasião, o coordenador da Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic, Guilherme Succi, e o coordenador da Pediatria da instituição, Péricles Motta, conheceram as dependências do hospital, passando pelo PS, consultórios, alas de internação, centro cirúrgico, maternidade, salas de especialidades e as dependências que estão passando por obras de reforma e ampliação. “A estrutura do hospital é muito boa, vocês estão de parabéns”, avaliou Succi, na ocasião da visita técnica. “O hospital é muito grande”, emendou Motta, impressionado com a reforma e a ampliação da unidade. Os dirigentes da São Leopoldo Mandic avaliaram que a estrutura do hospital é ideal para a parceria. “É um hospital muito bom, com estrutura excelente, que vai oferecer condições muito interessantes para o aprendizado dos alunos”, pontuou Succi.

“O convênio tem como finalidade à realização de estágio prático para alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de medicina e odontologia, bem como para residentes de medicina. O objetivo é contribuir também na formação dos médicos plenamente capacitados no atendimento primário e secundário, capazes de diagnosticar e tratar as principais doenças, urgências e emergências”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

O convênio, se aprovado pelo Poder Legislativo, vai envolver, inicialmente, as áreas de clínica médica (clínica-geral) e pediatria. Em seguida, conforme a demanda, outras especialidades podem ser inseridas. “Não é só mais um médico aprendendo. São mais médicos atendendo nossos pacientes e melhorando a qualidade do atendimento”, avaliou o secretário de Saúde Vanderlei Cocato. “Recebemos em abril aqui em nosso hospital profissionais de uma faculdade renomada, com excelência reconhecida no que faz, que elogiaram reiteradamente a estrutura do nosso hospital e disseram que estamos no caminho certo. Isso é muito gratificante, sinal de que nosso trabalho está dando resultado”, afirmou.

Em parcerias com outros municípios da região, hospitais, santas casas, unidades básicas de saúde e UPAs (unidades de pronto atendimento) recebem estudantes de medicina, odontologia e bioquímica, além de médicos formados, matriculados em cursos de pós-graduação na faculdade. Eles praticam o que aprenderam em salas de aulas e laboratórios e reforçam o atendimento.

EXCELÊNCIA. Referência na região de Campinas em odontologia e medicina, a Faculdade São Leopoldo Mandic recebeu nota máxima no IGC (Índice Geral de Cursos), do MEC nos últimos 11 anos e foi considerada a 4ª Melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil – e a primeira na área de saúde -, dentre as 2.066 universidades, faculdades e centros universitários avaliados pelo ministério. A instituição tem sede em Campinas e unidades em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vila Velha.