in

Prefeitura de Nova Odessa vai reformar setor de fisioterapia do Ambulatório

Prefeitura de Nova Odessa vai reformar setor de fisioterapia do Ambulatório

A Prefeitura de Nova Odessa vai assinar já nos próximos dias a ordem de serviço para a reforma completa do Setor de Fisioterapia do Ambulatório de Especialidades, que funciona ao lado do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia. A responsável pelas obras, que começarão no início de setembro, será a empresa R&A Engenharia, Construções e Meio Ambiente, de São Paulo, vencedora da licitação. Serão investidos pouco mais de R$ 184 mil nos trabalhos, que devem durar seis meses. Durante a ampla reforma, o Setor de Fisioterapia vai funcionar temporariamente na recém construída Academia da Saúde, no Jardim Alvorada, obra que será recebida pelo município também nos próximos dias.

De acordo com o diretor de Obras e Planejamento, Erik Ortolano, a reforma do Setor de Fisioterapia vai contemplar a troca do forro e de todo o piso, reforma e adaptação dos quatro banheiros – garantindo total acessibilidade -, troca da iluminação e construção de armários para prontuários, construção de uma sala para coordenadoria e recepção, além da substituição de divisórias de madeira por granilite e nova pintura. O Setor de Fisioterapia ganhará ainda uma cobertura com toldo e nova rampa de acesso.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, disse que as obras garantirão ao setor uma revitalização completa. “Temos investido diariamente na melhoria de nossa infraestrutura, proporcionando mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho aos nossos profissionais. Esta era uma obra esperada e fico feliz em saber que, em pouco tempo, teremos um espaço mais organizado para atender nossos pacientes”, afirmou.

Uma outra informação importante passada pelo secretário é de que a hidroterapia não será interrompida durante as reformas – a piscina receberá nova lona para cobertura. “Uma determinação do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza é que a hidroterapia não fosse interrompida. Para isso, nós vamos contratar uma academia que possa atender a nossa demanda e não deixar nenhum paciente sem atendimento”, garantiu Cocato.

“Investimos cerca de 33% de nosso orçamento em saúde, mesmo a lei exigindo apenas 15% e, estamos conseguindo melhorar o serviço oferecido em nossa cidade. Fico muito feliz com mais essa importante obra. Os pacientes certamente ganharão muito com a revitalização do Setor de Fisioterapia”, cravou o prefeito Bill.

ATENDIMENTOS

O Setor de Fisioterapia do Ambulatório de Especialidades realiza fisioterapia ortopédica, traumatologia, neurológica, respiratória, hidroterapia e hidroginástica. Patricia Fassina, fisioterapeuta e responsável técnica pelo Setor, comemorou a notícia de que as obras terão início nas próximas semanas. “Recentemente, completei 19 anos de trabalho neste setor e, ao longo deste tempo, só foram feitas pinturas. Essa reforma completa vai ser importante em todos os sentidos, garantindo, principalmente, acessibilidade”, disse ela, que visitou a Academia da Saúde e aprovou o novo local temporário para o Setor de Fisioterapia. “Tem todas as condições para receber os trabalhos com os pacientes”.

No primeiro quadrimestre deste ano, o Setor de Fisioterapia do Ambulatório de Especialidades de Nova Odessa realizou 6.235 atendimentos, incluindo ambulatório, hidroterapia, internação e visitação domiciliar, o que dá uma média superior a 1,5 mil atendimentos por mês. Atualmente, a equipe é formada por seis fisioterapeutas, um educador físico e uma recepcionista.