in

Prefeitura de Nova Odessa promove nesta quinta-feira palestra sobre cuidados pós-pandemia voltada a profissionais

jno

Após tudo o que vivemos com a pandemia da Covid-19, que vitimou muitas pessoas nos últimos dois anos com mortes, vários graus de gravidade e, muitas vezes, diversas sequelas, ainda resta um saldo muito negativo – um “estrago” na saúde mental e emocional de muitas pessoas. E como lidar com essa situação? Para as equipes de atendimentos, como acolher estes pacientes?

Pensando nisso, a enfermeira Maria José da Cruz, conhecida como Mazé, que responde enfermeira responsável pela Saúde Mental da Prefeitura de Nova Odessa, propôs a realização de uma palestra que trouxesse à tona esta situação.

O secretário municipal de Saúde Silvio Corsini prontamente acolheu a sugestão e o evento acontece nesta quinta-feira, dia 30 de junho, às 8h, no Teatro Municipal (Rua Tamboril, nº 140, no Jardim das Palmeiras). O evento tem livre participação de interessados, mas é voltado principalmente a profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social.

O tema da palestra é “Os Impactos da Pandemia na Saúde: como construir uma nova forma de cuidar neste cenário?”. O assunto será ministrado por Fabiana Nascimento, psicóloga e especialista em Clínica de Emergências.

“Queremos provocar uma conversa mais ampla, com base em tudo o que está acontecendo, situações que estão chegando principalmente na saúde e educação. Queremos escutar um pouco as pessoas, para ter ideia do que estão percebendo de contexto e, a partir daí, pensar em outros encontros com temas de interesse. A ideia é um olhar ampliado de tudo que estamos vendo e como pensar em formas de cuidar disso tudo, é um primeiro encontro de trocas e construção disso tudo”, comentou a palestrante.

“É um tema muito pertinente, estamos vivendo uma situação atípica com pacientes e profissionais e precisamos respaldar nossa equipe, orientando, capacitando em relação aos cuidados”, acrescentou o secretário de Saúde de Nova Odessa.

“Temos recebidos muitas pessoas que tentaram suicídio, e isso deixa os profissionais, que já enfrentaram uma ‘batalha’ contra essa doença e também não estão bem, bastante inseguros. A gente tem feito o nosso melhor, com o que dá para fazer, mas alguns profissionais estão desestruturados. Temos que colaborar para o pessoal ter um suporte. Temos um índice alto de tentativas de suicídio de adolescentes e jovens adultos”, comentou Mazé.

Ela ressaltou que a tentativa de suicídio “não é um problema só da Saúde, é um problema social, econômico, religioso, de toda comunidade”. Após a palestra, haverá um momento de esclarecimento das dúvidas, diálogos com a plateia e orientações.

CAIXINHAS AMARELAS

A enfermeira Mazé adiantou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa vai disponibilizar cinco caixinhas amarelas em setores diferentes da Rede, para que os servidores e funcionários possam utilizá-las como um “meio de desabafo”, para compartilhar através de mensagem escrita algo que os incomoda. Os pontos onde as caixinhas vão ficar serão rotativos.