in

Prefeitura de Nova Odessa prepara plano de reabertura gradual do comércio local

Até esta segunda-feira, a cidade contabiliza 8 casos positivos de Covid-19, incluindo um óbito, e dez casos suspeitos aguardando resultado de exames

Assim que o Governo do Estado anunciou, no dia 22 deste mês, a reabertura gradual do comércio, a Prefeitura de Nova Odessa iniciou trabalho semelhante no âmbito municipal que será colocado em prática após o período de quarentena, que vai até o dia 10 de maio. O plano vem sendo realizado por integrantes de diversas secretarias, como Governo, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Assuntos Jurídicos, levando em conta aspectos como a situação de momento em relação ao coronavírus no município, e só será colocado em prática após o fim da eficácia do decreto estadual.

Até esta segunda-feira, a cidade contabiliza 8 casos positivos de Covid-19, incluindo um óbito, e dez casos suspeitos aguardando resultado de exames. O documento também engloba todas as ações já realizadas pela Prefeitura para equipar a rede municipal de saúde, como a criação da Unidade Respiratória, que funciona desde o dia 23 na antiga UBS 5 do Jardim Alvorada e tem capacidade para até 60 leitos. A quarentena está em vigor no Estado de São Paulo desde o dia 24 de março e, com ela, somente os setores considerados essenciais – como abastecimento, logística, segurança e saúde – podem funcionar.

A reabertura gradual do comércio terá de ser feita seguindo orientações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde). No sábado (25), a Prefeitura de Nova Odessa publicou decreto onde recomenda que a circulação de pessoas se limite às necessidades imediatas de alimentação, cuidados de saúde e exercício de atividades essenciais, observado o uso permanente de máscaras faciais, de uso profissional ou não. “Nós não vamos tomar medidas que afrontem o decreto do governo estadual, mas precisamos, dentro de Nova Odessa, também nos programar e discutir a reabertura do nosso comércio, sempre tratando a saúde da nossa população como prioridade”, disse o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

MUTIRÃO. Também integra o plano de reabertura gradual do comércio, o mutirão que será realizado nesta quarta-feira (29), entre 8h e 12h, para atendimento de proprietários de empresas de Nova Odessa. “Será um plantão de atendimento focado na orientação de comerciantes e empresários de todos os segmentos em relação à crise que estamos enfrentando. Durante o mutirão, eles poderão esclarecer dúvidas sobre questões sanitárias, terão orientação jurídica e acesso a linhas de crédito e programas de aprimoramento e otimização de negócios”, explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Regina Pocay.

Com estrutura montada em área anexa ao CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional), o mutirão contará com stands da Vigilância Sanitária, Banco do Povo, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sicredi, Sicoob – sistema de cooperativas de crédito – e dos bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander.

O trabalho foi proposto pela Comissão de Combate à Covid-19 no âmbito do Desenvolvimento Econômico e Social, criada por determinação do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza para dar apoio ao empresariado local em meio à pandemia do novo coronavírus. O colegiado foi instituído pelo decreto número 4.197/2020, publicado na edição do último dia 16 do ‘Diário Oficial do Município’.