in

Prefeitura de Nova Odessa passa a vacinar idosos com mais de 76 anos na segunda-feira

No total, chegaram à cidade mais 490 doses da vacina CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo

prefeitura-de-nova-odessa-passa-a-vacinar-idosos-com-mais-de-76-anos-na-segunda-feira-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, começa a vacinar contra a Covid-19 na próxima segunda-feira (15/03), no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa, o grupos de idosos com idade acima dos 76 anos. O avanço da campanha para um novo grupo prioritário foi confirmado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica após o recebimento de mais um lote de imunizantes. No total, chegaram à cidade mais 490 doses da vacina CoronaVac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

“A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 avança em Nova Odessa e demais cidades da região a partir do momento que os municípios recebem mais doses do imunizante. Na sexta-feira (12/03), recebemos mais um lote com 490 doses, e isso nos possibilita convocar idosos com idade acima dos 76 anos. O trabalho segue e é importante deixar claro que as ações só vão avançar, da forma que gostaríamos, quando chegar vacinas em quantidade suficiente para fazer a cobertura de todo o grupo prioritário, que abrange idosos com idade a partir dos 60 anos”, afirmou a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica Paula Mestriner.

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 vem avançando aos poucos e, na sexta-feira (12/03), foi atingida a marca de 2.173 primeiras doses aplicadas, o que representa 3,46% da população estimada de Nova Odessa. Em relação à segunda dose, a semana “fechou” com 834 aplicações de reforço já feitas – o que garante a imunização da pessoa após cerca de duas semanas. “Na sexta-feira, avançamos mais um pouco mais no trabalho de imunização do grupo prioritário de idosos e nos profissionais de Saúde de Nova Odessa”, explicou Paula.

De acordo com a coordenadora, as doses de reforço da Coronavac/Instituto Butantan continuam sendo aplicadas 28 dias após as primeiras, conforme preconiza o PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. “Na semana passada, recebemos cerca de 800 doses de reforço, e elas foram aplicadas nessa semana e continuarão na próxima semana, onde estamos atendendo os idosos com mais de 80 anos e profissionais da Saúde (que já haviam recebido a primeira dose ao longo das últimas quatro semanas)”, explicou Paula.

CAMPANHA

A Campanha de Vacinação contra o novo coronavírus acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa. O local conta com tenda drive-thru para atendimento dentro do veículo dos idosos com dificuldade de locomoção.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, no período da manhã, os atendimentos para a primeira dose são agendados, por meio do pré-cadastro que deve ser realizado pelo site oficial da Prefeitura de Nova Odessa (www.novaodessa.sp.gov.br). A convocação é por idade, não por ordem de cadastramento. A medida foi adotada para se evitar aglomerações.

Já no período da tarde a campanha recebe livre demanda exclusivamente para a segunda dose de idosos e profissionais da Saúde, que devem ir ao local sempre de acordo com a data indicativa de retorno constado na ficha de vacinação.

“Tudo foi organizado para que garanta maior comodidade e segurança sanitária para todos e informamos que os demais grupos prioritários receberão a primeira dose a partir do momento que recebermos mais doses do Ministério da Saúde”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Para a próxima segunda-feira (15/03), foram convocados, via pré-cadastro, mais 100 idosos com mais de 76 anos e profissionais da saúde para receber a primeira dose do imunizante. “O trabalho vem avançando aos poucos e em breve novos grupos prioritários serão convocados para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. É importante reiterar que, para esse processo caminhar num ritmo que gostaríamos, é necessário ter mais vacinas à disposição da nossa Secretaria de Saúde. Enquanto isso, vamos trabalhando de acordo com o volume que temos em estoque, que são poucos”, finalizou Paula.