Prefeitura de Nova Odessa homenageia professora e inaugura escola no Capuava

A nova escola foi construída numa área de cinco mil metros quadrados e vai atender uma das regiões mais populosas da cidade

Com homenagem e apresentações musicais, a Prefeitura de Nova Odessa inaugurou na manhã desta quarta-feira (22) o Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) “Professora Maria Estela Diniz Gazzetta”, no Jardim Capuava. A nova escola foi construída numa área de cinco mil metros quadrados e vai atender uma das regiões mais populosas da cidade.

Para o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, a nova unidade consolida o compromisso do município com a Educação. “Agradeço a oportunidade de estar entregando mais uma escola infantil, muito bem estruturada e com profissionais capacitados. Aqui, tenho certeza de que nossas crianças receberão toda a atenção que precisam”, afirmou Bill.

A secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, agradeceu o empenho do prefeito e destacou o avanço da cidade na área. “Nova Odessa é uma das cidades que mais abriram vaga em creche. E está fazendo isso sem terceirização, está construindo, equipando e ampliando a rede municipal de ensino”, avaliou a chefe da pasta.

A nova escola de educação infantil recebeu investimento de R$ 2,3 milhões, sendo R$ 600 mil de contrapartida municipal, e vai atender, de início, 130 crianças de 0 a 5 anos. O Cmei conta com salas de creche e pré-escola, berçário, espaço para recreação, além de amplo pátio coberto, playground e minianfiteatro com palco para atividades culturais.

Como o nome eternizado na entrada da unidade, a professora Maria Estela Diniz Gazzetta se emocionou ao falar de sua relação com a Educação e com Nova Odessa. Maria Estela deu aula de Práticas Comerciais e Educação para o Trabalho no Colégio Estadual de Nova Odessa, na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Dr. João Thienne e foi conselheira e presidente da Creche Reino.

“Entre tantas pessoas que mereciam essa homenagem em Nova Odessa, me sinto muito privilegiada pela oportunidade. Moro na cidade há mais de 50 anos e sempre me dediquei à Educação e ajudar o próximo”, discursou a professora, que fundou o Serviço de Obras Sociais de Nova Odessa, atual S.O.S. (Serviço de Orientação e Solidariedade de Nova Odessa e participa do Lions Clube de Nova Odessa desde sua fundação, em 1973.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, classificou a homenagem como justa e merecida. “Quando o prefeito Bill sugeriu essa homenagem eu respondi que sim mais do que depressa. A professora Maria Estela fez e faz muito pela cidade. Eu sou prova viva do trabalho dela desde pequena, quando fui sua aluna no S.O.S. e menorzinha ainda, na creche”, comentou a primeira-dama.

Também participaram da cerimônia – que contou com apresentações de alunos e musicais do Grupo Atriu’s – o chefe de Gabinete, André Faganello; os secretários municipais Levi Tosta (Esporte, Cultura, Lazer e Turismo), Mara Beatriz A. Kilmeyers (Finanças), Edson Barros de Souza, o Nenê Gás (Meio Ambiente); os secretários-adjuntos Achille Nicola Fosco (Finanças), Regina Pocay (Educação) e Solange Strozzi (Governo), além do chefe de Segurança Franco Julio Felippe e o diretores da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Ricardo Ongaro (presidente), Daniel Lorençatto (Departamento Financeiro) e Eric Padela (Departamento Técnico), além de diretores, coordenadores, membros de entidades e moradores.

A Câmara Municipal foi representada pelo presidente Vagner Barilon, genro da professora Maria Estela, e os vereadores Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, Avelino Xavier Alves, o Poneis, e Oséias Domingos Jorge. Familiares da homenageada, Dorival Gazzetta (esposo), Rita Gazzetta (filha) e Zeca (cunhado) também prestigiaram a professora.