in

Prefeitura de Nova Odessa entrega nova UBS do jd. Alvorada nesta quarta-feira

A construção aconteceu dentro do programa “Saúde em Ação” e, além do prédio, o Estado também ficou responsável pela aquisição de equipamentos.

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Saúde, entrega nesta quarta-feira, às 8h30, a nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do jardim Alvorada, denominada “Manoel de Oliveira Azenha”. A obra foi toda custeada com recursos do governo estadual, por meio do financiamento realizado junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A construção aconteceu dentro do programa “Saúde em Ação” e, além do prédio, o Estado também ficou responsável pela aquisição de equipamentos. À Prefeitura de Nova Odessa, coube a contratação dos profissionais para atuar na unidade de saúde.

O governo estadual também investiu na implantação de ferramentas de gestão, informatização e capacitação de funcionários. A unidade conta com amplos consultórios – todos com ar-condicionado, sala de curativo, sala de vacina, espaço para dispensa de medicamentos, entre outros, além de banheiros totalmente acessíveis. “Nova Odessa está dando, a cada dia, um salto cada vez maior no que diz respeito à qualidade de vida. Fizemos reformas em quase todas as UBS’s, mas esse é o primeiro posto de saúde que construímos no nosso governo. Um posto de saúde muito bem estruturado, equipado com materiais que têm mais de 20 anos de garantia”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

COMPLEXO

A nova unidade de saúde do Jardim Alvorada foi construída na Rua das Imbuias, ao lado do prédio da atual UBS 5 e da Academia da Saúde, prédio recebido recentemente pelo município e que vem sendo utilizado temporariamente pelo Setor de Fisioterapia do Ambulatório de Especialidades, que também passa por ampla reforma. “Temos investido constantemente em Saúde, um setor prioritário no governo do prefeito Bill. O prédio da atual UBS deve ser transformado em um pronto-atendimento dentro do programa de estruturação que estamos idealizando na Secretaria de Saúde. Esse é o posto de saúde mais moderno de Nova Odessa, que construímos na região que mais tem demanda por atendimento”, frisou o secretário Vanderlei Cocato.

Bill destacou ainda que a Administração tem buscado contratar e qualificar os profissionais, bem como adquirir equipamentos para que tenham melhores condições de trabalho e para que o paciente seja melhor atendido. “Teremos uma estrutura ainda melhor para que o paciente tenha todo conforto necessário. O cuidado com a saúde é um compromisso permanente da Administração”, afirmou o prefeito.

UBS 6

Ainda na área da Saúde, está em construção a UBS 6 (Unidade Básica de Saúde), no jardim Novos Horizontes. No total, o investimento é de R$ 967.172,58. A unidade está quase pronta e deve ser entregue em outubro, com previsão para entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2019. Cerca de 10 mil pessoas deverão ser atendidas no local.

Cocato destacou a importância da obra, que receberá os moradores das proximidades, atualmente atendidos pela UBS 1, que fica no Centro. “Agora todo o pessoal do Bosque dos Cedros, Distrito Industrial, jardins Eneides, Europa e Marajoara, Mathilde Berzin, Parque Fabrício, Industrial Harmonia e Industrial Recanto, e dos condomínios Imigrantes e Primavera, poderão se dirigir à Unidade 6”, disse o secretário de Saúde. Segundo ele, Nova Odessa precisava ampliar a atenção básica estrategicamente para aquela região. “Vai ficar mais fácil para os moradores receberem o atendimento perto de casa”, frisou.