Prefeitura de Nova Odessa entrega nova recepção do Hospital e Maternidade Municipal

A entrada fica no lado oposto em relação à atual recepção e passará a funcionar a partir desta sexta-feira (31)

A Prefeitura de Nova Odessa entregou, na manhã desta quinta-feira (30), a nova recepção para visitantes do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, com a proposta de melhoria no acolhimento dos usuários e humanização dos serviços. O evento faz parte do calendário de festividades pelos 114 anos do município, comemorados no último dia 24. A nova ala é destinada especificamente para as pessoas que irão visitar os pacientes internados na clínica médica e conta com banheiros adaptados. A entrada fica no lado oposto em relação à atual recepção e passará a funcionar a partir desta sexta-feira (31).

Além da recepção, que integra a segunda etapa das obras de reforma e ampliação da principal unidade de saúde de Nova Odessa, a Prefeitura entregou, no início deste mês, uma nova sala de espera aos pacientes do Pronto-Socorro. Ao todo, a obra – que é realizada pela iniciativa privada – está estimada em R$ 2,5 milhões e a previsão é que ela seja concluída no segundo semestre do ano que vem. O Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa atende, em média, 9 mil pacientes por mês.

Junto com o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, também participaram da solenidade os secretários Elvis Ricardo Garcia, o Pelé (Obras), Mara Kilmeyers (Finanças), Julio Cesar Camargo (Administração), Claudicir Brazilino Picolo (Educação), José Mario Moraes (Desenvolvimento Econômico), Edson Barros, o Nenê Gás (Meio Ambiente) e André Faganello (Chefe de Gabinete), bem como os vereadores Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin; Oseias Domingos Jorge e o vereador licenciado Wladiney Pereira Brígida, o Polaco. Também estiveram presentes o presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento), Ricardo Ôngaro, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria de Fátima Dalmédico, a Chiquita, e representantes de diversas entidades do município.

“Eu sempre avaliei como necessária essa mudança. Era preciso separar os sentimentos daqueles que chegam para visitar um amigo ou familiar e daqueles que estão enfermos. E essa obra vem para modernizar o sistema de atendimento e melhor acolher todos os nossos usuários. Mesmo com os desafios financeiros que ainda persistem, nós estamos avançando, seja com recursos próprios ou com auxílio de parceiros e em breve nossa população poderá desfrutar de um hospital totalmente novo após as várias reformas”, disse o prefeito Bill.

Cocato ressaltou que todas obras realizadas possuem somente um objetivo final: melhorias para os pacientes. “Estamos trabalhando, contratando e reformando. Tudo isso com a finalidade de oferecer melhores serviços ao nosso paciente. A cidade cresce e a saúde tem que crescer também. Por isso, é com muita alegria que já estamos entregando a segunda etapa das obras de reforma e não vamos parar até terminar todo o trabalho”, enfatizou o secretário.

TERCEIRA ETAPA. Já iniciada, a terceira etapa das obras envolve a reforma da enfermaria, com a ampliação dos quartos masculino e feminino de observação do pronto-socorro. Todos os banheiros serão adaptados e o número de leitos será ampliado. Outras três etapas ainda não foram iniciadas e são elas:

PRONTO-SOCORRO. Troca de todo o piso vinílico por porcelanato, instalação de pastilhas nos corredores e banheiros; Reforma completa e reformulação da recepção, com a construção de banheiros adaptados M/F; reforma completa da sala de sorologia (que será ampliada e aberta), Ampliação da enfermaria, que vai ganhar paredes de vidro, garantindo visão para as salas de sorologia e inalação (ambiente totalmente integrado), Instalação de “bate-maca” de PVC nos corredores e Nova pintura e nova iluminação de LED para cada ambiente

ENTRADA DO HOSPITAL E MATERNIDADE: Ganhará um acesso coberto para veículos na parte frontal do prédio

MATERNIDADE: Construção de uma nova sala de pós-parto, com banheiros adaptados, área de luz, cadeiras de amamentação e trocadores. Ela terá capacidade para 8 leitos, ou seja, o dobro da atual capacidade; Construção da nova sala de pré-parto, onde hoje funciona a sala de pós-parto. A atual sala de pré-parto tem 2 leitos e passará a ter 3 leitos. Outra novidade é que a gestante poderá ficar com um acompanhante. Hoje isso não é possível devido ao espaço; Instalação de um quarto clínico para mulheres com gravidez de risco dentro da maternidade. O local terá um banheiro exclusivo; Construção de um novo quarto de descanso para os ginecologistas; A enfermaria será totalmente reformulada, com paredes de vidro para garantir visão total da maternidade