Prefeitura de Nova Odessa e São Leopoldo Mandic celebram convênio

Médicos residentes iniciam atendimento em outubro no Hospital de Nova Odessa

A Prefeitura de Nova Odessa e a Faculdade São Leopoldo Mandic assinaram nesta sexta-feira (26) convênio que transforma o Hospital e Maternidade Municipal “Doutor Acílio Carreon Garcia” em um hospital-escola. O evento foi realizado no auditório do Paço Municipal. A partir de outubro, a principal unidade de saúde de Nova Odessa já passa a receber alunos residentes (na fase de conclusão do curso) da universidade, que é referência no Brasil no ensino de medicina e odontologia, ampliando a capacidade e a qualidade do atendimento prestado à população. Neste primeiro momento, serão 50 alunos atuando na pediatria. O convênio, que tem duração de 60 meses, também garante atendimento nas áreas de clínica-geral, ginecologia e cirurgia-geral.

O Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa completará 32 anos em funcionamento na segunda-feira (29). Atualmente, a unidade de saúde atende cerca de 300 pacientes por dia e 9 mil por mês e passa por uma ampla obra de reforma e ampliação que vem sendo realizada pela iniciativa privada e orçada em R$ 3 milhões. Participaram da assinatura, além do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e do secretário de Saúde, Vanderlei Cocato; a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Andréa Souza; os secretários Levi Tosta (Esportes, Lazer, Cultura e Turismo) e Edison Barros, o Nenê Gás (Meio Ambiente), bem como o chefe de Gabinete, André Faganello.

O coordenador do curso de graduação em Medicina, Guilherme Succi, representou a Faculdade São Leopoldo Mandic. Também estiveram presentes o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin – presidente da comissão de Saúde na Câmara – e o suplente Oséias Domingos Jorge, assim como a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria de Fátima Dalmédico.

Fernando Carreon, sobrinho de Acílio Carreon Garcia (que dá nome ao hospital), acompanhou a cerimônia junto com a filha, Renata Carreon, e foram homenageados pela Prefeitura. “Tivemos uma semana repleta de boas notícias, que começou na segunda-feira com a garantia de que vamos ter a Festa das Nações. Na quarta-feira, nós entregamos 10 novos veículos dentro do processo de renovação da frota municipal e hoje encerramos com chave de ouro com a assinatura deste importantíssimo convênio. E não havia momento melhor para essa celebração, uma vez que o nosso hospital completará 32 anos na segunda-feira. É um grande presente para a nossa população”, disse o prefeito.

Secretário de Saúde, Vanderlei Cocato ressaltou que o convênio com a São Leopoldo Mandic é mais um grande passo na humanização do atendimento. “Teremos estudantes dentro do nosso hospital, sempre acompanhados pelos professores e também pela nossa equipe médica. Nosso objetivo é melhorar sempre mais o atendimento que prestamos aos usuários da rede pública de saúde. Quero agradecer ao prefeito Bill, que foi o grande incentivador para que nós pudéssemos celebrar esse acordo. Estamos transformando a Saúde de Nova Odessa para melhor”, frisou.

Para Succi, todo convênio é importante para os usuários da rede pública de saúde. Ele ressaltou que a Faculdade São Leopoldo Mandic chega para ser uma parceira da Secretaria de Saúde de Nova Odessa. “O nosso plano de trabalho tem como metas a incorporação progressiva dos alunos do curso de Medicina nos serviços de Saúde e também a incorporação progressiva dos profissionais da área de saúde vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) no município de Nova Odessa às atividades pedagógicas do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic”, explicou o coordenador.

Referência na região de Campinas em odontologia e medicina, a Faculdade São Leopoldo Mandic recebeu nota máxima no IGC (Índice Geral de Cursos), do MEC nos últimos 11 anos e foi considerada a 4ª Melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil – e a primeira na área de saúde -, dentre as 2.066 universidades, faculdades e centros universitários avaliados pelo ministério. A instituição tem sede em Campinas e unidades em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vila Velha.

EM OBRAS. O Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia está passando por uma ampla reforma e ampliação. O próximo passo será a reforma do Pronto-Socorro e em seguida, a revitalização da entrada do Hospital e a reforma e ampliação da maternidade.