Prefeitura de Nova Odessa aciona GM e estuda medidas para coibir descarte

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o maior número de descartes foi feito durante o final de semana

Entre o final da tarde de sexta-feira (26) e a manhã de terça (30), 25 novos descartes irregulares de lixo e entulho foram encontrados na Avenida São Gonçalo, na região rural de Nova Odessa, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente. Diante do número de casos, a Prefeitura intensificou a fiscalização no local e estuda outras medidas para coibir a prática, que provoca danos ao meio ambiente, coloca motoristas em risco, além favorecer a proliferação de escorpiões, ratos, baratas e do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a chikungunya.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o maior número de descartes foi feito durante o final de semana. Foram 20 pontos flagrados em toda a extensão da via. Entre os materiais depositados irregularmente estão papel, papelão, plástico, vidro, madeira, restos de comida e entulho. “Encontramos lixo doméstico, podas de árvores, móveis velhos, eletrodomésticos e até pneus”, explica o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza, o “Nenê Gás”.

Para frear a ação dos infratores, a Guarda Civil Municipal vai intensificar o patrulhamento no local, principalmente aos finais de semana, quando a incidência é maior. Desde a semana passada, um fiscal ambiental tem percorrido a avenida ao longo do dia para informar os novaodessenses sobre os pontos corretos de descarte no município e orientar as pessoas de outras cidades a procurar locais adequados onde moram.

“Pedimos o reforço da Guarda e estamos estudando outras formas para monitorar a Avenida São Gonçalo e, assim, inibir os descartes. Não podemos deixar o local se transformar num depósito de lixo”, diz o secretário de Meio Ambiente.

Com a avenida tomada por lixo e entulho, a Prefeitura trabalha na remoção dos materiais e na identificação dos infratores. “Apesar de a maioria dos descartes ter ocorrido no final de semana, temos pistas de autores e estamos investigando. Todos os identificados serão autuados e multados”, afirma Nenê Gás. A lei municipal 2.883/2014 prevê multa de R$ 500 para quem fizer descarte irregular. Em caso de reincidência, o valor sobe para R$ 5 mil.

Nas últimas duas semanas, seis pessoas foram autuadas – cinco de Sumaré e uma de Nova Odessa. Em alguns casos, os infratores foram identificados graças a contas de água, luz e telefone descartadas em meio ao lixo jogado na via pública.

FAÇA O DESCARTE CORRETO
Em Nova Odessa, materiais recicláveis (papel, plástico, latas de alumínio, vidro) devem ser levados pelos moradores aos LEVs (locais de entrega voluntária), instalados no Parque Ecológico Izidoro Bordon, no Jardim Europa, e no Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa. Já o Ecoponto, que fica no Jardim Monte das Oliveiras, está aberto para o depósito de restos de construção. Caso tenha dúvidas sobre o descarte, o telefone da Secretaria de Meio Ambiente é 3476-5728.