in

Prefeitura dá início ao projeto ‘Nova Odessa Sempre Limpa’

Os trabalhos vão se estender até o dia 20 de dezembro e será dividido em duas etapas.

A Prefeitura de Nova Odessa deu início ontem, dia 5, ao projeto “Nova Odessa Sempre Limpa”, um esforço concentrado das secretarias de Meio Ambiente e Obras, Projetos e Planejamento Urbano, e que atende a uma solicitação expressa do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. A ação consiste em uma série de ações de limpeza e manutenção da cidade, que vai abranger todas as regiões do município e começou pela avenida Ampelio Gazzetta. Os trabalhos vão se estender até o dia 20 de dezembro e será dividido em duas etapas.

De acordo com a diretora de Serviços Urbanos, Neide de Lourdes Postigo Costa, a primeira etapa do projeto consiste na limpeza de pontos irregulares de descarte de lixo, retirada de entulho, coleta de móveis e madeiras, roçagem com tratores, roçagem com roçadeira costal, limpeza de bueiros, limpeza de guias, poda de árvores, limpeza de calçadas e limpeza dos passeios públicos. Já a segunda etapa consistirá no plantio de novas mudas de árvores, pintura de guias, pintura de faixas de pedestres e “PARE” e manutenção da iluminação das praças.

“Mesmo com a reavaliação financeira que precisamos sempre fazer diante do cenário econômico nacional, manter Nova Odessa sempre limpa é uma de minhas principais metas. Então, determinei a realização destas ações para que possamos deixar nosso município limpo, bonito, arrumado e com muita segurança”, disse o prefeito Bill.

LEVANTAMENTO

Neide explica que o primeiro passo do projeto “Nova Odessa Sempre Limpa” foi realizar um levantamento dos problemas em todos os bairros da cidade. “A primeira etapa vai cuidar mais do recolhimento de entulho, limpeza de guias, bueiros e dos serviços de capina, roçada e poda, que são necessários em diversas áreas da cidade. O nosso cronograma alterna entre as principais avenidas, ruas e vicinais”, disse ela. A segunda etapa cuidará da recuperação das praças, vias, pintura de guias e paisagismo. “Depois que organizarmos os bairros, entraremos com a fase da recuperação dos passeios, com o plantio de mudas e também vamos arrumar as praças”, reforçou a diretora.

Neide explica também que a operacionalização vai envolver 45 pessoas, entre homens e mulheres, isso somente do setor de Obras. A Secretaria de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, por exemplo, vai mobilizar dois caminhões com carrocerias, três caminhões basculantes, uma pick-up, uma retroescavadeira, três tratores, além de veículos menores de apoio, para o transporte dos servidores.  “O custo de toda essa ação, que é muito importante para a cidade, é diluído porque vai ser feito com os nossos funcionários mesmo. Provavelmente, o maior gasto será com combustível, que é uma despesa direta da administração, ou seja, não vamos trazer despesas extras ao município”, reforça Neide.