in

Prefeitura busca aumentar adesão ao Programa ID Jovem em Nova Odessa

Documento possibilita jovens de 15 a 29 anos ter acesso à meia-entrada em eventos

Documento possibilita que jovens entre 15 e 29 anos acesse os benefícios de meia-entrada em cinema, teatro, shows, eventos esportivos e duas vagas gratuitas em viagens interestaduais de ônibus, trem ou embarcação.

A Prefeitura de Nova Odessa está buscando ampliar a adesão à Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, documento que possibilita jovens entre 15 e 29 anos acessar os benefícios de meia-entrada em cinema, teatro, shows, eventos esportivos e duas vagas gratuitas em viagens interestaduais de ônibus, trem ou embarcação. O programa é destinado a quem tem renda familiar de até dois salários mínimos e possui o NIS (Número de Identificação Social) atual no Cadastro Único.

O benefício é destinado não apenas a estudantes, mas quem se encaixa nos critérios sociais, atendendo aos dispositivos do Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013). O NIS é um número de 11 dígitos que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar, podendo ser consultado no Cartão Cidadão, extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho, no site ou no aplicativo da ID Jovem.

Para gerar a Identidade Jovem, a pessoa pode baixar o aplicativo (ID Jovem) e informar o número do NIS, nome, data de nascimento e o nome da mãe. Ou acessar o site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br) e preencher as informações pessoais. Quem não tiver o NIS, deve procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para levar os documentos de identificação.

Diretoria de Gestão Social e Cidadania em Nova Odessa, Patrícia Cristina Pereira cita que a adesão ao benefício é simples. “Emitir a ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone, ou impresso pela página da internet”, explica. “É algo ainda muito recente e representa um avanço, no qual Nova Odessa está inserida”, acrescenta a diretora.

Secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Rodrigues Tosta ressalta que o benefício é importante para a vida dos jovens de famílias carentes. “Queremos ampliar a adesão da ID Jovem no Município. Aumentar o número de cadastrados para a emissão desse documento, que permite ganhos na formação cultural e de lazer dos jovens”, completa.