in

Prefeitura anuncia ampliação do programa com os estagiários

O contrato atual prevê o preenchimento de até 150 vagas, nos diversos setores da Prefeitura

prefeitura-anuncia-ampliacao-do-programa-com-os-estagiarios-jno

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), se reuniu nesta terça-feira (05/01) com os 91 estagiários da Administração Municipal, no auditório do Paço, e aproveitou para anunciar um projeto de ampliação do programa de estágio, mantido em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). O contrato atual prevê o preenchimento de até 150 vagas, nos diversos setores da Prefeitura.

Leitinho queria conhecer pessoalmente os estudantes, fez questão de se apresentar aos estagiários, pediu dedicação e empenho aos jovens nesta fase final dos estudos e início da prática profissional, e contou um pouco de sua própria trajetória na profissão – Leitinho é médico veterinário –, incluindo os “perrengues” típicos da época da faculdade e da sua peregrinação por clínicas veterinárias em busca de seu próprio estágio.

“Chamei vocês aqui para conhecê-los melhor. Minha filha terminou a faculdade de Direito ano passado e me falou da importância do estágio na vida profissional dos jovens. Também quero ampliar, dentro das limitações legais e de caixa, o número de estagiários da Prefeitura, através da parceria com o CIEE. Estamos iniciando estudos neste sentido”, adiantou o chefe do Executivo.

“O estágio é bom para quem precisa fazer e às vezes não encontra vagas disponíveis. E é papel da Prefeitura, também, auxiliar os jovens da cidade neste começo de carreira, no início da vida profissional, disponibilizando vagas de estágio. O que acaba sendo bom também para a população, no atendimento ao cidadão”, acrescentou o prefeito.

Em seguida, ele contou um pouco de sua experiência na faculdade, no estágio e no início da carreira como veterinário – em paralelo à sua atuação pública enquanto vereador em Nova Odessa por quatro mandatos consecutivos, desde 2005.

“Quando me formei, tive que rodar muitas clínicas veterinárias para conseguir meu estágio. Então sei como é e vamos procurar formas de ampliar esse programa, incluindo novas vagas em outras áreas da Prefeitura além das que já disponibilizam vagas atualmente. Quero abrir o leque para outros cursos, para que, terminando a faculdade, os jovens novaodessenses tenham oportunidade de estágio e de já iniciar suas carreiras de forma adequada, fazendo este estágio na Prefeitura”, destacou Leitinho.

Por fim, o prefeito pediu empenho dos estudantes e dedicação às suas carreiras. “Se dediquem, estudem, aproveitem a experiência dos servidores e dos gestores do setor em que você faz estágio, porque assim, logo após a formatura, vocês já vão ter a experiência mínima necessária para começar na profissão. E não tenham vergonha de perguntar e tirar suas dúvidas, para aprender a prática da maneira correta. Quem sabe, no futuro, vocês até se tornem servidores públicos. Queremos ajudar a todos”, concluiu o prefeito.

REUNIÕES

Na segunda-feira, o prefeito já havia feito três encontros com equipes da Administração Municipal, incluindo sua nova equipe de primeiro escalão (secretários e secretários-adjuntos), com os servidores comissionados e com os servidores de carreira que ocupam funções gratificadas. Na ocasião, ele pediu empenho de todos e respeito a todos que atuam em prol da população da cidade, independente de cargo ou função.

No caso dos servidores de carreira que ocupam funções gratificadas – ou seja, “atribuições especiais assumidas em caráter excepcional e temporário por ocupantes de cargos de provimento efetivo (concursados) em acréscimo àquelas inerentes aos postos” de origem –, o prefeito informou que eles podem retornar às funções originais, serem mantidos nas funções atuais ou terem sua experiência aproveitada em outras funções. Segundo o prefeito, a nova gestão vai procurar reduzir o impacto dos cargos não efetivos e das funções gratificadas nas finanças municipais, desde que não haja impactos negativos no atendimento à população.