Prefeitura amplia acervo de patrono e entrega nova sala para Casarão de Cultura Herman Jankovitz

O evento também marcou a apresentação dos cinco medalhistas e dois pontuadores, todos membros do Clube da Melhor Idade, que participaram do Jori (Jogos Regionais dos Idosos), que aconteceu em São João da Boa Vista, de 15 a 19 de maio.

Como parte das comemorações de aniversário de 114 anos de Nova Odessa, a Prefeitura entregou oficialmente a Sala Herman Jankovitz, no Casarão de Cultura, na tarde desta quinta-feira (23), com a presença de familiares do homenageado, autoridades e convidados.

O diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno, explicou que a nova sala servirá para preservação de documentos históricos, como fotos e objetos relacionados ao patrono do Casarão, desde peças do arquivo existente a objetos novos. “Aqui, o público poderá encontrar detalhes da colonização e do legado da família Jankovitz, inclusive com depoimentos em vídeo, na construção e desenvolvimento de Nova Odessa justamente no Casarão de Cultura que leva o nome do homenageado”, contou.

Secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta, elogiou a Administração Municipal por todo incentivo à pasta. “Hoje estamos aqui com uma importante entrega para a Cultura junto com nossos esportistas campeões do Jori. Sem dúvida nenhuma é motivo de aplausos para as duas coisas”.

“Nova Odessa está tendo um excelente aniversário porque as boas notícias não param de chegar. A entrega desta sala só comprova ainda mais a importância do patrimônio histórico e cultural doado pela família Jankovitz. Por isso, agradeço imensamente pela generosidade. Posso dizer que a Cultura, assim como o Esporte, tem evoluído, e muito, em Nova Odessa”, destacou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, destacou e agradeceu as conquistas dos atletas e professores no Jori. “Eu já sabia que teríamos conquistas porque vocês todos são campeões, são medalhas de ouro. Agradeço demais a todos”.

Representante da família, Fernanda Jankovitz, neta de Herman, falou da emoção do momento. “É realmente uma grande honra poder voltar à terra que abrigou meus familiares em sua chegada ao país. Poder rever este prédio e relembrar a importância da família, das raízes é um marco para mim. Então, em nome de toda a minha família eu venho dizer muito obrigada”, disse, emocionada. Após uma visitação à nova sala, uma aula de meditação gratuita e aberta à população foi ministrada por Fernanda. A sobrinha do homenageado, Lenita Jankovitz, e a cônsul honorária da Letônia, Daina Gutmanis, também prestigiaram o evento.

MEDALHAS

Nova Odessa garantiu três ouros na natação e dominó feminino, além de três bronzes no dominó masculino e natação. As meninas do dominó, Iracema dos Santos e Maria Oliveira Souza, foram as primeiras a garantir um ouro. O dominó masculino, representado por Antônio Araújo e José Ildefonso Nascimento ficou com o bronze. A natação novaodessense conquistou o maior número de medalhas. Foram quatro conquistas em três categorias. O atleta mais velho da delegação, Sebastião Guimarães, no auge dos seus 96 anos, conquistou o ouro no nado livre. Na categoria E, o nadador Roque Pereira Rodrigues, conquistou duas medalhas: foi ouro no nado costas e bronze no nado livre. Na categoria B, nado costas, José Tadeu, ficou com o bronze.

Além deles, os jogadores de truco, Airton Casarolo e Cláudio Cânola conseguiram três pontos na classificação geral e ajudaram Nova Odessa a terminar a competição em 19º.