in

Prefeito nomeia advogada Helnily Ragasso como diretora do Procon de Nova Odessa

Cresceu em Nova Odessa e agora “retorna à cidade para contribuir na defesa das relações de Direito do Consumo”

prefeito-nomeia-advogada-helnily-ragasso-como-diretora-do-procon-de-nova-odessa-jno

O Procon (Órgão de Defesa do Consumidor) da Prefeitura de Nova Odessa tem uma nova diretora. O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, nomeou para a função a advogada Helnily Ramos Ragasso, que vinha atuando na nova gestão como assessora da Secretaria Municipal de Governo. Helnily é formada em Direito e pós-graduanda em Direito Penal e Processo Penal. Cresceu em Nova Odessa e agora “retorna à cidade para contribuir na defesa das relações de Direito do Consumo”.

“É com muita satisfação que aceito o convite do prefeito para dirigir o Procon, em que me comprometo prestar o amparo imprescindível ao consumidor, bem como zelar pelos princípios fundamentais na proteção do consumo”, declarou a nova diretora do Procon noavodessense.

“Ter sido escolhida faz parte do olhar de meritocracia e impessoalidade do prefeito Leitinho, que leva mais em consideração em sua escolha os frutos do trabalho e empenho – já que iniciei na gestão em um dos ‘menores’ cargos comissionados –, do que a ‘influência’ política, o que reflete indubitavelmente em como nosso prefeito conduzirá sua gestão, que será com um olhar justo e de reconhecimento como um todo. Quero honrar essa escolha”, afirmou Helnily.

Para ela, os desafios do Procon neste momento de pandemia de covid-19 são ainda maiores, em função do grande número de contratos “quebrados” e não cumpridos. “Isso acontece em razão da quarentena ou da perda de renda pelas famílias, que muitas vezes não podem manter o que tinham programado, e também pelo aumento de preços abusivos de itens que se tenta ‘justificar’ como impacto da pandemia”, apontou a advogada. “E também há muitas fraudes envolvendo assuntos financeiros, o que é também um grande desafio para a Defesa do Consumidor.”

BALANÇO

De fato, o trabalho do órgão ao longo do último ano, limitado pela pandemia de Covid-19 e as regras de distanciamento social, esteve voltado principalmente ao recebimento de reclamações dos consumidores da cidade. Tanto que, ao longo do ano, foram registrados 674 atendimentos.

Quem “liderou” o “ranking” de citações, com 32,49% das ocorrências, foi o setor financeiro – bancos e financeiras em geral. De acordo com o balanço estatístico apresentado pelo Procon de Nova Odessa, o setor financeiro foi responsável por 219 do total de reclamações, a grande maioria relacionada ao crédito consignado em folha de pagamento e/ou aposentadorias.

Em segundo lugar na lista, com 24,48% do total de casos, estão as denúncias referentes a produtos adquiridos, especialmente aqueles que apresentaram problemas de fabricação. Na terceira posição vem o setor de serviços privados, com 24,04% das queixas.

O Procon de Nova Odessa funciona em duas salas na Rodoviária Municipal – na Avenida Carlos Botelho, s/nº, Centro – e, por conta dos protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus, o atendimento presencial continua ocorrendo apenas mediante agendamento e triagem prévios.
Para receber atendimento na unidade, o consumidor deve agendar pelo telefone (19) 3476-3261. O agendamento é realizado diariamente, das 8h ao meio-dia, e o atendimento presencial vem sendo realizado no período da tarde, de acordo com as regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias, como disponibilização de álcool gel, espaçamento seguro entre os atendimentos e distanciamento entre atendente e consumidor.

Os consumidores que têm acesso a internet podem acessar o serviço também pelo site www.consumidor.gov.br, pelo e-mail [email protected], pelo aplicativo “procon-sp” e pelo “WhatsApp Denúncia”, o (19) 99978-9631.