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Prefeito Leitinho vai gastar mais de R$ 1 milhão com a varrição de ruas

Valor daria para comprar ao menos três varredeiras mecânicas; termo de homologação do pregão presencial vencido por empresa de Pouso Alegre (MG) foi publicado no Diário Oficial do Município

jno
Em setembro de 2019, a prefeitura adquiriu, por R$ 330 mil, uma varredeira mecânica, equipamento considerado de grande eficiência e com custo operacional bastante reduzido

 

A Prefeitura de Nova Odessa vai gastar mais de R$ 1 milhão com serviço de varrição de ruas e avenidas. O termo de homologação do pregão presencial vencido pela empresa Atual Gestão de Serviços Terceirizados, com sede em Pouso Alegre (MG), foi publicado na edição da última sexta-feira do Diário Oficial do Município e prevê a prestação de serviço de varrição com utilização de máquina varredeira aspirada, sob o regime de km/mês rodado. O valor total do contrato – R$ 1.060 milhão – daria para a Administração comprar pelo menos três varredeiras mecânicas, já que, em 2019, o Poder Executivo pagou R$ 330 mil pelo equipamento que hoje realiza o serviço na cidade. O documento publicado no Diário Oficial diz que a contratação da empresa visa “atender a demanda da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos”.

A reportagem do JNO solicitou, via assessoria de imprensa, detalhes de como e onde será realizado serviço de varrição através da empresa e se o trabalho vai complementar o que já é realizado pelos servidores municipais com a varredeira pertencente ao município. Contudo, até o fechamento da edição, a prefeitura não se manifestou.

Em setembro de 2019, a prefeitura adquiriu, por R$ 330 mil, uma varredeira mecânica, equipamento considerado de grande eficiência e com custo operacional bastante reduzido. Na ocasião, a Administração informou que a máquina foi comprada para reforçar o trabalho manual de varrição, que já é realizado pela Diretoria de Parques e Jardins. Sua caçamba cheia tem capacidade para armazenas mais de 800 litros de materiais. Dois servidores municipais foram especialmente treinados para operar o equipamento.

AUMENTO NA TAXA DE LIMPEZA

Em janeiro, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), assinou decreto autorizando aumento de pouco mais de 10% na Tarsu (Taxa de Resíduos Sólidos Urbanos), conhecida como “taxa do lixo”, e também na taxa de limpeza pública. Em 2021, o valor global anual da Tarsu ficou em R$ 117 e, neste ano, todos os proprietários de imóveis vão pagar R$ 128,72. Já a taxa de limpeza pública saltou de R$ 57,80 para R$ 63,61. Os valores são cobrados no carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

A taxa do lixo já havia sido reajustada em 2021, primeiro ano do mandato de Leitinho. Por meio da assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito alegou, na ocasião, que a razão para o aumento é que o custeio da coleta e destinação de lixo deve ser, por lei federal, “autossustentável” nos municípios. Contudo, enquanto vereador, o hoje chefe do Poder Executivo sempre foi um crítico voraz das duas taxas.

Em nota, a prefeitura disse que trata-se de uma ata de registro de preços que pode ou não ser utilizado o serviço. “A princípio, a proposta é limpar a área central a noite. A varredeira possui uma tecnologia ultrapassada e custo de manutenção alto. De qualquer forma ela será usada nas principais rua dos bairros”.