in

Prefeito Leitinho participa de reunião do Conselho da RMC e do lançamento da plataforma Infra Tech

jno

O prefeito novaodessense Cláudio José Schooder, o Leitinho, participou na última sexta (12/08) em Jaguariúna da 236ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). A reunião teve a participação do governador Rodrigo Garcia, do prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho da RMC, Gustavo Reis, do prefeito de Sumaré e vice-presidente do órgão, Luiz Dalben, outros prefeitos do Conselho e diversas autoridades – entre chefes de Executivo e deputados.

Também compuseram a mesa o anfitrião e presidente da Motorola, José Cardoso, e o gerente geral da Lenovo, Cláudio Stoppato. Na pauta do dia, vários assuntos, entre eles as deliberações dos projetos do Fundocamp e o lançamento da plataforma Infra Tech – Gestão Pública Inteligente, com Luigi Longo, do Instituto Movimento Cidades Inteligentes e que visa o desenvolvimento regionalizado com foco em inovação, economia, eficiência e transparência. A plataforma conta com o apoio da Motorola e da Lenovo.

“Agradeço a todos pela recepção e Jaguariúna por ter me concedido o título de cidadão. Estou feliz de estar aqui, ‘abrindo’ a sexta-feira visitando a Motorola, recebendo esse título de cidadão e participando da reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC”, disse Rodrigo Garcia.

Gustavo Reis disse ser “uma grande honra” receber o governador. “É uma honra para nós, em 20 anos de RMC, receber o nosso governador Rodrigo Garcia. A RMC é a região mais atuante do Estado, com uma população de 3,5 milhões de habitantes, maior do que a população do Uruguai; temos um PIB de 210 bilhões, maior do que 30 países pequenos e seis estados brasileiros. A RMC está muito bem posicionada, pois dez das melhores cidades para se viver no país estão aqui na Região Metropolitana de Campinas, e temos arraigado o conceito de cidadão metropolitano”, salientou.

“A RMC é um orgulho para São Paulo e um exemplo para o Brasil. Foi mais uma reunião muito importante, com o lançamento dessa plataforma de gestão pública inteligente, que apresenta tecnologias inovadoras e fundamentais para as cidades que precisam crescer, se desenvolver e solucionar problemas com o uso racional de verbas cada vez mais escassas”, comentou o prefeito Leitinho.

“A missão é desenvolver o 5G e deixar as cidades mais conectadas. Fiquei muito feliz de conhecer a Motorola, uma empresa que emprega 8 mil pessoas, sendo que 50% da mão de obra são mulheres, e o presidente José Cardoso, uma pessoa muito humilde”, completou o prefeito de Nova Odessa. Na reunião, também foi apresentada a nova superintendente do HC da Unicamp, Eliane Atayde.

 

INFRA TECH

O presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, Luigi Longo, explicou que o Infra Tech visa o desenvolvimento regionalizado de cidades inteligentes com foco em inovação, economia, eficiência e transparência, e conta com o apoio da Motorola e da Lenovo.

“O futuro da gestão pública envolve o conceito de ‘Cidades Inteligentes’. Os governos em todas as esferas (federal, estadual e municipal) enfrentam o desafio de acompanhar e antecipar as transformações de uma economia globalizada e as demandas crescentes por serviços públicos. Mais ainda, precisam se adequar a legislações cada vez mais restritivas e que exigem grandes esforços para uma correta prestação de contas no uso do dinheiro público”, disse.

Em sua exposição, Luigi falou sobre cidades inteligentes e quais caminhos os municípios devem seguir para se prepararem para esta mudança de era. “Essa iniciativa pretende auxiliar as prefeituras, regiões metropolitanas e consórcios a solucionarem suas prioridades, sempre de forma idônea e transparente”, completou.