in

Prefeito de Nova Odessa recebe o prêmio InovaCidade

Ações voltadas para o crescimento sustentável renderam premiação para 16 cidades da América Latina

O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, recebeu na noite da última terça-feira, dia 17, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o prêmio InovaCidade, do SmartCity Business America, em reconhecimento às iniciativas que contribuíram para a melhoria de vida da população. Em sua sexta edição, o prêmio destaca projetos desenvolvidos pela administração pública, iniciativa privada ou sociedade, que causaram impacto positivo na vida das pessoas.

A atuação frente a projetos voltados para crescimento sustentável de Nova Odessa – com ações de sustentabilidade hídrica e saneamento -, e também o trabalho realizado frente ao Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) – que congrega 20 municípios, no Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – que envolve 42 cidades -, e ainda no Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) – que atua em outras sete cidades, credenciaram Bill para receber o prêmio.

O SmartCity destacou que o prefeito tem dado importante contribuição na gestão de resíduos e saneamento, com a união dos municípios no sentido de diminuir custos e otimizar resultados positivos na questão dos resíduos sólidos urbanos.

Foi destacado ainda o desenvolvendo de um plano intermunicipal visando atender todas as normativas das leis federais quanto as questões de resíduos sólidos, saneamento, água e esgoto, diminuindo os impactos ambientais e custos das obras.

“Estou muito feliz em receber este prêmio, que reconhece o trabalho que estamos realizando e destaca o grau de importância de nossa cidade”, disse Bill. “Apenas 16 cidades de toda América Latina foram premiadas e Nova Odessa está entre elas. Trabalhamos firmes a questão da sustentabilidade, do crescimento sustentável. Este prêmio é para todo cidadão novaodessense”, continuou.

O SmartCity Business Americana é uma organização sem fins lucrativos e um dos mais importantes eventos sobre Cidade Inteligente da América.

CONGRESSO

Ainda na terça-feira, o prefeito Bill participou em São Paulo do congresso do SmartCity Business America, que aconteceu no pavilhão amarelo do Expo Center Norte. Pela manhã, o chefe do Executivo novaodessense participou de um painel com prefeitos de outras cidades e estados sobre o melhor caminho para viabilizar projetos estruturadores.

Na ocasião, ele falou sobre iniciativas já empregadas em Nova Odessa, entre elas o monitoramento digital de toda rede de água e investimentos para reduzir perdas e otimizar os recursos.

“Foi um momento em que pudemos falar de nossas experiências e também ouvir os projetos desenvolvidos em outros lugares, sempre buscando conhecer novas tecnologias e iniciativas bem-sucedidas que possam também ser implantadas em Nova Odessa”, disse.

O prefeito visitou, ainda o stand do Movimento Cidades Inteligentes e conversou com consultores sobre tecnologias que ajudam a melhorar a qualidade de vida da população.