in

Prefeito de Nova Odessa assina convênio de adesão da cidade ao Programa Detecta

prefeito-de-nova-odessa-assina-convenio-de-adesao-da-cidade-ao-programa-detecta-jno

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, assinou na última sexta-feira (26/02) o convênio de adesão do Município ao Programa Detecta, da SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo). A assinatura foi acompanhada pelo vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, pelo chefe de Gabinete e de Segurança da cidade, coronel Carlos Fanti, e pela capitã Alessandra Cristina de Siqueira Neves e pelo sargento Moacir Celestino de Carvalho, ambos lotados no 48º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) de Sumaré.

Por meio da análise constante das imagens de câmeras de videomonitoramento, o Sistema Detecta tem por objetivo fornecer, em tempo real, um monitoramento inteligente e que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados e clonados, tudo a partir da leitura das placas de veículos.

Nova Odessa já possui 11 câmeras do tipo “inteligentes”, ou OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Com a assinatura do novo convênio, a meta é compartilhar todas as informações do sistema municipal com a base de dados da Polícia Militar na região, integrando ainda mais as forças de Segurança Pública. O convênio não implicará em custos para a municipalidade, uma vez que as câmeras estão em perfeito funcionamento, dentro do padrão exigido pelo Sistema Detecta.

“O Sistema Detecta chega para somar forças. Uma vez que as nossas câmeras flagrarem uma placa com algum indicativo criminal, imediatamente a informação cairá para a nossa Guarda Civil Municipal e também para a base da Polícia Militar. Essa união de esforços ultrapassará as fronteiras do nosso município, uma vez que as nossas cidades são hoje totalmente conurbadas, fortalecendo assim o trabalho regionalizado que a Polícia Militar desenvolve”, comentou o prefeito Leitinho.

O coronel Fanti – que foi comandante do 48º Batalhão antes de ir para a reserva da corporação e aceitar o convite do prefeito para atuar na gestão municipal – chancelou a fala do prefeito e acrescentou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, “vem trabalhando para ampliar o sistema nos municípios paulistas, realizando um verdadeiro cerco contra a criminalidade”.

“O Detecta é um sistema de inteligência desenvolvido justamente para garantir mais segurança nos municípios. Com o compartilhamento de informações, a PM tem condições de trabalhar além das fronteiras do município, garantindo mais êxito em suas operações. O mesmo cabe a nossa Guarda Civil Municipal, que terá acesso, em tempo real, a mais informações pertinentes ao veículo identificado, assim como do seu condutor”, destacou Fanti.

Com a assinatura do convênio, a capitã Alessandra informou que a documentação seguirá agora para São Paulo, na Secretaria de Estado da Segurança Pública, para assinatura do secretário da pasta, o general João Camilo Pires de Campos. “Estamos nos trâmites burocráticos e, posteriormente, o Governo do Estado chancelará o convênio, informando prazos para que o Sistema Detecta esteja em operação em Nova Odessa”, explicou a capitã.

VIDEOMONITORAMENTO

O sistema de videomonitoramento OCR da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa já demonstrou inúmeros vezes sua utilidade no combate à criminalidade. No último dia 05 de fevereiro, por exemplo, as câmeras inteligentes da cidade permitiram prisão de um homem de 66 anos acusado pelo crime de estupro pela 3ª Vara Criminal de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais. O sistema acusou a passagem, por Nova Odessa de uma VW Kombi de propriedade de um homem de 66 anos que havia mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro.

O Setor de Inteligência e Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa tem auxiliado a Polícia Civil na resolução de crimes ocorridos na cidade, e auxilia também as forças policiais da região na resolução de ações criminosas. A GCM auxilia diretamente vários setores da Prefeitura como, por exemplo, a Secretaria de Meio Ambiente, Setor de Trânsito, Departamento de Vigilância Sanitária, entre outros