in

Prefeito busca parceria da Unicamp

Convênio de cooperação técnica tem objetivo de receber profissionais da Unicamp no Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia.

O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, se reuniu com o diretor executivo, o médico Manoel Bertolo e com a coordenadora geral, professora Teresa Atvars, na manhã da quarta-feira, dia 30. Na ocasião, ele manifestou interesse na formalização de um convênio de cooperação técnica, com objetivo de receber profissionais da Unicamp no Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia.

“Isso vai engrandecer ainda mais nosso hospital e oferecer mais um campo de trabalho aos alunos da faculdade de Medicina”, explicou. Segundo o diretor executivo da Unicamp, a parceria é totalmente viável. “Vamos conversar com o diretor da faculdade e vamos unir esforços aqui dentro. Ampliar nossas fronteiras é muito possível”, disse.

O Clube da Melhor Idade, com toda a estrutura que dispõe, também foi mencionado para receber projetos, programas e cursos abertos à comunidade. “O Clube, com seus 1,6 mil frequentadores, tem uma estrutura gigantesca, em espaço e público. São oferecidos diversos cursos e conta com uma logística muito bem organizada. A Unicamp pode usar para deslocar projetos e programas que já realiza para lá”, afirmou. Recentemente, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, iniciou as tratativas para formalizar uma parceria através da UniversIDADE (Cursos para pessoas acima de 50 anos) e Proec (Pró Reitoria de Extensão e Cultura).

A coordenadora geral explicou que a intenção de Nova Odessa se tornar parceira através do Clube da Melhor Idade é um assunto que vem sendo analisado. “E da nossa parte pode acontecer com êxito. Vamos estudar com atenção e fazer os ajustes necessários”, destacou.

RMC

Como presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), o prefeito Benjamim Bill também esteve com o reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Marcelo Knobel. Em pauta, assuntos de interesse metropolitano, como a recente criação da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) regional, parceria para efetivação de cursos e treinamentos na região e a entrega de um ofício de agradecimento pelo calendário de concertos da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) na RMC.

Bill explicou ao reitor sobre a criação de um sistema regional de regulação de vagas e cirurgias vinculado à DRS7 (Diretoria Regional de Saúde) para atender os pacientes dos 20 municípios que precisam de internação em unidades hospitalares estaduais, uma espécie de “Cross Regional”. “Os estudos e metodologia para o funcionamento já estão prontos para funcionar na sede da DRS7. Viemos somar esforços para que o novo secretário de Saúde entenda a importância desse projeto”, explicou Bill.

Na ocasião, o presidente da RMC também pode conhecer os diversos projetos da Unicamp, que podem ser estendidos aos municípios. O reitor se colocou à disposição no que puder ajudar e reiterou que a Unicamp tem como valores promover a cooperação, a eficácia e eficiência dos serviços prestados.

GRATIDÃO

Em nome do Conselho de Desenvolvimento, Bill também entregou um ofício de congratulações em reconhecimento ao programa de apresentações gratuitas da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) nas cidades da RMC. As apresentações, em paralelo com a programação normal ao longo do ano, já aconteceram nas cidades de Monte Mor, Hortolândia, Vinhedo, Holambra, Paulínia e Campinas. Em 2019, a OSU seguirá o calendário de concertos pelos municípios da Região.