Prefeito Bill recebe a visita de desembargador decano do Tribunal de Justiça

O decano do Tribunal de Justiça é sempre o desembargador mais antigo da Corte

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza recebeu nesta quinta-feira (30), em seu gabinete, a visita do desembargador decano do TJ (Tribunal de Justiça de São Paulo), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino. Também participaram do encontro a primeira-dama Andréa Souza; o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Alessandre Pimentel; a secretária-adjunta da mesma pasta, Michelli Faganello; o assessor especial do Gabinete, Robson Fontes Paulo; e o assessor do TJ, Fernando Ramos.

“Receber um decano do Tribunal de Justiça é sempre uma honra, não apenas para mim, mas para todo o corpo jurídico da prefeitura. A Prefeitura de Nova Odessa respeita muito e trabalha em sintonia com o Poder Judiciário, tanto que já fizemos, no passado, a doação de uma área para que, no futuro, o Fórum tenha uma sede própria”, disse Bill.

O decano do Tribunal de Justiça é sempre o desembargador mais antigo da Corte. Ele integra o Conselho Superior da Magistratura juntamente com o presidente, o vice-presidente, o corregedor-geral da Justiça e os presidentes das seções de Direto Criminal, Direito Público e Direito Privado. Cabe ao decano exercer as substituições previstas no Regimento Interno do TJ-SP, entre elas substituir o vice-presidente e o corregedor-geral. Também desempenha as atribuições delegadas pelos ocupantes dos cargos de direção, segundo aprovação do Conselho Superior da Magistratura e do Órgão Especial.

Músico, o desembargador fez questão de conhecer o Teatro Municipal Divair Moreira. Lá, acompanhado do prefeito e do secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta, foi recebido pelo sexteto da Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss e elogiou a estrutura da “casa da cultura” novaodessense. “Vocês estão de parabéns, pois poucas cidades tem um teatro tão bem estruturado quanto esse”, ressaltou Xavier de Aquino.

O magistrado iniciou a carreira artística tocando rock e fez parte da segunda formação de uma das primeiras bandas do estilo no Brasil, os Álamos. Também atuou no auge da Jovem Guarda e, depois, partiu para a música brasileira. Em 1973, foi o segundo colocado do Festival Universitário da Canção da TV Tupi, com a canção “Toada”.

O prefeito Bill e Pimentel também acompanharam o desembargador durante a visita que o decano fez ao Fórum de Nova Odessa. Lá, ele foi recebido pela juíza-diretora Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman. “Ficamos honradas com a visita do desembargador, algo que nos enche de orgulho”, frisou ela.

HISTÓRIA

O desembargador José Carlos Gonçalves Xavier se formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. Ingressou no Ministério Público de São Paulo como promotor substituto da 51ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Caetano do Sul, no ano de 1975.

Também trabalhou como promotor das comarcas de Suzano, Palmeira D’Oeste, Santa Izabel e na Capital. Foi promovido, em 1985, ao cargo de procurador de Justiça. Atuou como assessor da Secretaria de Administração e da Secretaria da Segurança Pública, ambas do Estado de São Paulo. Também foi conselheiro estadual de Política Criminal e Penitenciária. Assumiu o cargo de juiz do Tribunal de Alçada Criminal em 1993, pelo critério do 5º Constitucional. Em 1999 foi promovido a desembargador do TJ-SP.