Prefeito Bill homenageia José Élcio Covalenco e reinaugura Cras do Jardim das Palmeiras

Muito emocionado, o prefeito Bill lembrou da intensa convivência que teve com Covalenco quando eram vizinhos, no Jardim Conceição

O Centro de Referência de Assistência Social ‘José Élcio Covalenco’ ‘nasceu’ na manhã desta quinta-feira (28), sob aplausos e muita emoção, em Nova Odessa. A cerimônia de denominação do Cras do Jardim das Palmeiras, que passou por reformas, contou com a presença do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, secretários municipais, vereadores, familiares do patrono, além de crianças, adolescentes e idosos que participam de atividades educativas, pedagógicas, palestras, aulas de artesanato, coral e balé no espaço.

Muito emocionado, o prefeito Bill lembrou da intensa convivência que teve com Covalenco quando eram vizinhos, no Jardim Conceição. “O seu José sempre foi um grande amigo da minha família e participou de momentos difíceis da minha vida. Ele conversava muito comigo, mudou a minha maneira de enxergar a vida e ajudou muita gente”, lembrou o prefeito, olhando para os familiares do homenageado e segurando as lágrimas.

Autor da lei que autorizou a atribuição do nome de José Élcio Covalenco ao centro de referência (lei municipal número 3.295/2019), o chefe do Executivo novaodessense agradeceu a oportunidade de poder reverenciá-lo. “Eu me orgulho de ser filho de pai e mãe analfabetos. Eu recebi ajuda de pessoas que trabalham na área social. E, hoje, uma delas eu tenho o prazer de poder homenagear”, afirmou Bill, sorrindo para a viúva de José Élcio, Antonia Leite Covalenco, a quem chama carinhosamente de “Toninha”.

Sobrinha do patrono, Sônia Covalenco fez um discurso emocionado em nome da família “É um gesto muito lindo, que nos emociona muito. Ter o nome dele nesse local, que é dedicado a ajudar as pessoas, é uma coisa maravilhosa. Com certeza, ele merece”, afirmou Sônia. Os irmãos de José Élcio, Hélio e Élbes; os sobrinhos Jeferson e Alex; os sobrinhos-netos Natasha e Felipe, além da cunhada Matilde e Eliane, esposa do Alex, também acompanharam o descerramento da placa inaugural.

“É uma homenagem merecida, um presente para a família. Como vereador, representante da população, é um privilégio ter votado o projeto do prefeito Bill na Câmara e participar desse momento”, disse o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o “Tiãozinho do Klavin”, que representou o Poder Legislativo ao lado da vereadora Carol Moura.

Apresentações de dança, com adolescentes e membros do Grupo da Melhor Idade atendidos pelo Cras, também marcaram o evento de entrega da reforma. Também acompanharam a cerimônia os secretários Vanderlei Cocato (Saúde), Levi Tosta (Esportes, Cultura, Lazer e Turismo), José Mário Moraes (Desenvolvimento Econômico), Mara Beatriz Kilmeyers (Finanças) e o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, o diretor financeiro da companhia, Daniel Cia Lorençatto, a diretora de Gestão Social e Cidadania, Patrícia Pereira, e o diretor do Procon, José Pereira.

REFORMA

O Centro de Referência em Assistência Social do Jardim das Palmeiras recebeu investimento na ordem de R$ 40 mil. As obras foram realizadas pela empresa Projetar Soluções, Assessoria e Obras, com fornecimento de materiais, equipamentos e mão-de-obra. Os recursos para a reforma vieram do governo federal, destinados à assistência social do município. A reforma contemplou a pintura interna e externa de todo o prédio, incluindo os banheiros; troca e colocação de novos toldos; troca de portas e a troca de pisos danificados. O Cras do Jardim das Palmeiras atende hoje, em média, 110 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos e aproximadamente 80 idosos.